Últimas indefectivações

domingo, 21 de outubro de 2018

Os três F

"São estes os três F da semana que passou: futsal feminino e futuro.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, a equipa de futsal feminino trouxe para Portugal a medalha de ouro, mostrando que esta modalidade, no feminino, te futuro.
Tem-se verificado, ao longo dos últimos anos, um aumento do número de praticantes do sexo feminino em desportos que tradicionalmente tinham, comparativamente, um número muito mais elevado de praticantes do sexo masculino. Tal desenvolvimento e respectivas conquistas é salutar e motivo de orgulho, quer para as praticantes quer para o desporto em geral.
Mas o desenvolvimento do desporto feminino, em particular do futebol, tem ainda um caminho a percorrer que não se faz sem uma aposta evidente e assumida por parte das entidades que regulam a modalidade.
Na passada semana, a UEFA anunciou que irá aumentar o financiamento para projectos de desenvolvimento do futebol feminino em toda a Europa, em 50% do seu valor, a partir de 2020. O programa denominado Hat Trick da UEFA é financiado pelas receitas do campeonato europeu de futebol masculino, desde 2004.
Também a FIFA publicou, este mês, um documento intitulado Women's Football Strategy que visa potenciar o crescimento do jogo, envolver e manter mais mulheres e por mais tempo na modalidade, e alavancar ainda mais a preponderância das mulheres nesse meio, bem como os benefícios sociais do futebol, com o objectivo de fazer crescer a vertente desta modalidade e proteger a sua integridade.
Naturalmente, todas nestas directrizes estratégicas projectar-se-ão, no futuro, em variadas alterações normativas que se revelem necessárias."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!