Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Florentino – O recuperador que faltava


"O retorno de Florentino Luís parece vir a ser o primeiro pedido de Nelson Veríssimo atendido pela direção do Benfica. Independentemente de ser Florentino ou outro jogador qualquer, era visível a todos que a equipa foi construída com uma lacuna no meio campo.
Meité é a opção direta a Weigl mas não é um 6 puro, nem tem capacidade para se movimentar como tal posição o exige. O próprio Weigl é um jogador tremendo a nível técnico e a tirar a bola de zonas de pressão mas não tem as características de um 6 que tenha a missão de recuperar bolas, pressionar e funcionar como um tampão que trava as transições rápidas dos adversários (recordar o jogo com o Sporting, onde Matheus Nunes conseguiu sempre sair em vantagem).
Florentino pode trazer à equipa, caso retorne e venha a ser opção com regularidade, tudo isso. É um 6 puro, também com qualidade técnica, mas muito mais capaz de estancar transições ofensivas devido uma leitura e posicionamento que lhe permitem rapidamente perceber por onde o adversário irá sair e encostar.
Consegue ter um elevado número de bolas recuperadas por jogo também pela capacidade que tem de fazer equilíbrios nos 3 corredores. Acabando por ser aquilo a que no futebol habitualmente chamamos de um “polvo” no meio campo.
Até hoje, a sua qualidade ainda não explodiu como seria de prever depois da época em que se afirma no meio campo do Benfica de Bruno Lage também porque lhe falta dar o passo seguinte no que toca ter um papel mais ativo na fase de construção. Muitas vezes acaba por ser “acusado” de não arriscar no passe para dentro do bloco adversário, não contribuir para o momento ofensivo da equipa e isso são características que num clube que passa a maior parte do tempo no meio campo adversário paga-se caro.
Contudo, no plantel do Benfica não existe nenhum jogador com as características de Florentino quer seja, na recuperação de bolas, no posicionamento defensivo, na reação à perda nem na passada larga que exibe sempre que é necessário recuperar posição.
Caso se confirme a sua chegada, o Benfica acaba por ganhar duas opções válidas para reforçar o meio campo. Florentino e Paulo Bernardo dois jogadores da formação mas que acabam por vir acrescentar perante o que oferecem as opções atuais com Meité e Taarabt."

1 comentário:

  1. vamos ver se vem. por outro lado ese vier se não é para aquecer o banco de suplentes.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!