Últimas indefectivações

domingo, 2 de maio de 2021

«Dura lex, sed lex – A lei é dura, porém é lei»

"A agenda mediática desportiva tem sido marcada, nos últimos dias, pelos lamentáveis acontecimentos passados em Moreira de Cónegos, durante e após o término do jogo que opôs o Moreirense ao FC Porto.
O circo já estava montado quando entraram em palco os dois palhaços: Sérgio Conceição e Rui Cerqueira, proporcionando um espetáculo verdadeiramente dantesco, daqueles terceiro-mundistas a que o FC Porto já nos habituou – uma multiplicidade de ameaças e insultos dirigidas à equipa de arbitragem comandada por Hugo Miguel, que resultaram em expulsão para Sérgio Conceição. Mais uma. E vão 19 na carreira e a 9ª ao serviço do FC Porto, todas elas justificadas pela sua frontalidade exacerbada e genuinidade. Todavia, esta, a 4ª na presente época, lá motivou um castigo de 21 dias.
Bravo, finalmente algum pudor, Conselho de Disciplina da FPF!
Finda a mise-en-scène no terreno de jogo, entram em palco outros palhaços: Pinto da Costa e Pedro Pinho. O primeiro, já sem a plenitude das suas capacidades físicas e a precisar de lentes progressivas (para que consiga enxergar uma agressão a escassos cinco metros com a mesma clareza com que vê um suposto penálti cometido a 60 metros de distância), aproxima-se da câmara SportTV enquanto o repórter da TVI era agredido e, sabe o Polvo das Antas, diz: - «Baixa mas é a tua câmara se não queres apanhar também…». As imagens são claras e indesmentíveis, tanto para a abordagem de Pinto da Costa, que instigou a agressão; como para Pedro Pinho, que a consumou, agredindo o repórter de imagem e danificando o seu equipamento de trabalho.
Em 2019, apresentámos Pedro Pinho aos nossos leitores e explicámos a tremenda preponderância que tinha - e tem! - na estrutura do FC Porto. No entanto, face aos recentes acontecimentos, existem questões que carecem urgentemente de resposta:
· Depois do crime público que todos assistimos, o que o FC Porto vai fazer com o Pedro Pinho?
· Por que o FC Porto está a ESCONDER a verdadeira relação com Pedro Pinho?
· Por que o FC Porto está a ESCONDER que o Pedro Pinho tem poder de decisão e influência na estrutura do clube?
Relembramos que Pedro Pinho é genro do Silva Peneda, que tem movido influências junto dos tribunais e polícias para livrar o genro dos processos em curso.
Também manifestamos repúdio pelo comportamento de Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, que a troco do empréstimo de jogadores entrou na campanha de branqueamento da agressão ao jornalista da TVI, um crime público, e mentiu sobre o convite a Pedro Pinho. Deplorável a subserviência…
A propósito, Pedro Marques Lopes, o especialista em coisa nenhuma que comenta sobre tudo (mas que, desta vez, convenientemente optou por não se pronunciar sobre o assunto nos seus múltiplos espaços de comentário), Dragão de Ouro e amigo pessoal de Jorge Nuno Pinto da Costa, também esteve no jogo em Moreira de Cónegos. Chegou ao Minho no carro do seu amigo Pedro Pinho e, sendo ele um defensor acérrimo do 25 de Abril e da Liberdade de Imprensa, fará todo o sentido que tenha regressado a casa também no carro do confirmado e continuado agressor do jornalista da TVI. Perguntamos: terá, também ele, saído da quota de convites do Moreirense?
Está tudo bem, não se passa nada!
Por fim, não podíamos deixar de mencionar outro papel deprimente, o da direção da TVI. Anselmo Crespo, diretor de informação da estação, predispôs-se ao bizarro de ser o porta-voz de Pinto da Costa. Bem sabemos que Pedro Marques Lopes é o seu melhor amigo, assim como temos conhecimento das ligações fortíssimas que que Pedro Pinho tem à Altice, que por sua vez foi a empresa através da qual Anselmo Crespo chegou a diretor de informação da TVI, mas submeter-se ao ridículo papel de desculpabilizar Pinto da Costa, que num dia se solidarizou e condenou a violência e no outro afirmou, sem se rir, que afinal não viu agressão nenhuma, é de uma gritante falta de profissionalismo e de solidariedade para com o seu repórter. Inaceitável o branqueamento...
Alguém está a mentir. E todos sabemos quem.
Para os ricos e poderosos a lei é dura, mas estica: «dura lex, sed latex». Basta! Que se punam exemplarmente os protagonistas deste triste episódio Siciliano e se erradique, de vez, a violência no desporto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!