Últimas indefectivações

sábado, 7 de agosto de 2021

Tiros certeiros


"Luís Howorth foi o primeiro atleta do Benfica a participar nos Jogos Olímpicos na modalidade de tiro
Luís Howorth tinha 8 anos de idade quando, ao passear com o seu pai pelo Campo de Sete Rios, viu Alberto Augusto marcar um 'espetacular golo'. Cheio de admiração, perguntou ao pai 'quem era o jogador e que clube era aquele'. A sua simpatia pelo Benfica e pelo jogador 'nunca desvaneceu, nem mesmo quando, em representação do Grupo Desportivo do Banco Espírito Santo, alinhou numa equipa adversária', acabando por ingressar no Clube em 1949, onde não mais deixou de honrar a secção de tiro e o país.
Considerado 'o maior atirador português de carabina de todos os tempos', participou nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952. Foi a primeira vez que um atleta de tiro do Benfica participou na mais importante prova desportiva. Na viagem de barco a caminho da Finlândia, como preparação para a posição de pé, considerada a mais difícil de todas, Luís Howorth deslocava-se todas as manhãs para o convés, onde treinava com a arma vazia sobre o horizonte. Na especialidade de 50 metros, o atleta classificou-se em 31.º no conjunto das três posições e em 37.º na posição de deitado. Pelo seu mérito e espírito desportivos, a Federação Portuguesa de Tiro propôs uma medalha olímpica ao atirador.
Luís Howorth exerceu o cargo de gerente da Agência do Estoril do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa. Desportista dedicado, as responsabilidades inerentes ao cargo não o impediram de se levantar sistematicamente às 8 horas de manhã, para treinar, e nunca 'passou uma manhã de domingo na cama', pois um 'atirador precisa de fazer ginástica e exercícios físicos ao ar livre, com qualquer outro atleta'. Mesmo a descansar treinava, pois, para se habituar à posição de deitado, aprendeu a dormir de bruços.
A nível de equipas, ajudou o Benfica a conquistar três Taças Portucale, um dos mais prestigiados troféus da modalidade na época. O Clube venceu a primeira edição, em 1953, e venceu duas vezes consecutivas em 1955 e 1956. Com Luís Howorth a integrar a equipa de tiro do Benfica, esta era considerada 'a melhor do País'. A nível individual, foi campeão nacional de tiro a 50 metros por duas vezes, em 1953 e 1955, e hexacampeão distrital de tiro nos 50 metros, no conjunto das três posições, entre 1953 e 1958.
Saiba mais sobre os atletas encarnados que competiram nas Olimpíadas na exposição online Atingir o Olimpo - Participação dos Atletas do Benfica nos Jogos Olímpicos, no site do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!