Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Figo-Rui Costa 'vs.' Raphael-Renato-Éder

"Podemos recuar a Eusébio, Coluna, Hilário, Vicente, Jaime Graça, José Augusto, Torres, Simões - 3.º lugar no Mundial-66, meia-final perdida (2-1) com Inglaterra que jogou em casa e seria campeã, Eusébio estrela universal, rei dos goleadores (9 golos em 6 jogos). Geração de ouro - vincou excepcional Benfica bicampeão europeu e 3 vezes vice-campeão, bem como o Sporting vencedor da Taça das Taças -, a qual, porém, vítima de amadorismo na FPF, não voltaria a qualquer fase final! 
Podemos lembrar Humberto Coelho, António Oliveira, João Alves, elite que a Selecção desperdiçou. E a geração de Bento e Damas, Jaime Pacheco e Sousa, Diamantino e Carlos Manuel, Fernando Gomes, Nené, Manuel Fernandes, sobretudo de Chalana e Jordão - 3.º lugar no Europeu-84, meia-final perdida (3-2) no prolongamento com França campeã. Geração dilacerada por dentro, na mesquinhez de clubite Benfica-FC Porto, e que, no Mundial-86, reforçada com o menino Paulo Futre, caiu de borco em guerra total com a direcção federativa!
E a Selecção-2012, a um triz da final... (penalties com Espanha campeã). Mas lembramos, sobretudo, a 2.ª geração de ouro, erguida em dois títulos mundiais de sub-20, liderada por Figo, Rui Costa, Vítor Baía, Paulo Sousa, João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa: 3.º lugar no Euro-2000, e, ainda com alguns deles ao lado de novas estrelas - Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Deco, Costinha, Maniche, Ricardo, Nuno Gomes, Pauleta e... o menino Ronaldo - 2.° no Euro-2004, 4,º no Mundial-2006. Esta geração perseguiu a fundo o grande sonho e tão pertinho esteve de o alcançar... Que sentirão agora Figo, Rui Costa & companhia, vendo os recém-chegados Cédric, Raphael, Fontes, William, Danilo, Adrien, Renato, Éder... serem, logo à 1.ª, campeões da Europa?!"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!