Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de junho de 2020

Olhos postos no futuro

"O Presidente Luís Filipe Vieira concedeu, ontem, uma longa entrevista à BTV, na qual, durante um pouco mais de hora e meia, todas as questões da actualidade benfiquista lhe foram colocadas e nenhuma ficou por responder.
Dos temas mais quentes do momento ao contexto em que o Benfica está inserido, passando pela visão estratégica para o futuro do Clube e da SAD, tudo foi escalpelizado numa entrevista esclarecedora, recheada de conteúdo e, sobretudo, reveladora da confiança moderada que a excelente situação do Clube, num tempo caracterizado pela incerteza, permite sentir.
A evolução do Clube desde que Luís Filipe Vieira assumiu a presidência assenta num pilar fundamental, a credibilidade, com o cumprimento escrupuloso de todos os compromissos assumidos, sejam com funcionários, atletas, fornecedores, Estado ou parceiros. A partir desta, gerou-se um ambiente de colaboração ideal para reerguer o Benfica, independentemente do grau de ambição de cada projecto.
A crença no potencial ilimitado do Benfica, a dedicação inexcedível dos benfiquistas, o rigor na gestão e uma visão estratégica para o Clube fizeram o resto, conduzindo-o a um patamar de excelência que muitos julgavam inalcançável há apenas uma década.
A solidez financeira da SAD é um bom exemplo disso mesmo, com uma valorização recorde do activo em muito superior à do passivo. Recuperados os capitais próprios, com seis exercícios consecutivos a dar lucro (enquanto se conquistaram cinco Campeonatos Nacionais nessas seis épocas), a SAD benfiquista tem hoje a capacidade, em simultâneo, de manter um elevado investimento e de reduzir o passivo.
Luís Filipe Vieira revelou, inclusivamente, que estava no seu horizonte baixar a dívida para valores residuais, mas que a pandemia, e as consequências que dela advêm, atrasaram este objectivo, não se podendo ainda antever o que nos reservará o futuro próximo (em Março a dívida financeira rondava os 70 milhões de euros, enquanto no final de 2013/14 superava os 300 milhões de euros).
Só uma situação económica e financeira muito positiva e uma tesouraria desafogada permitiriam atravessar este período sem grandes sobressaltos. Tem sido o caso do Benfica, embora, como é natural, se saiba que não será possível mantê-la indefinidamente. Esta é a razão para que o Benfica, ao longo destes meses, tudo tenha feito em prol da retoma das competições, estranhando-se que nem todos os clubes pareçam ter estado sempre interessados neste desígnio.
Conseguido o regresso das competições, é com enorme entusiasmo, comprometimento e ambição que a nossa equipa abordará as onze "finais". Queremos muito ser bicampeões nacionais e vencer a Taça de Portugal.
Mas o futuro do Benfica faz-se para além da presente temporada e Luís Filipe Vieira deixou pistas importantes quanto à estratégia implementada. A aposta na formação será para continuar, complementada por um scouting competente que preencherá as eventuais lacunas da nossa Formação para completar o plantel. Manter a hegemonia nacional e melhorar o desempenho nas competições europeias é o objectivo.
Bruno Lage é, neste momento, o treinador ideal para este projecto. Pela sua competência, pelo seu bom percurso à frente da equipa e pela total identificação com os valores e estratégia do Clube.
O investimento em infraestruturas, meios técnicos e metodologias será igualmente para manter. O Benfica, dada a evidente menor capacidade de investimento em atletas face aos mais ricos clubes europeus, estará sempre obrigado a procurar obter vantagens competitivas.
E estas podem ser obtidas em diversas vertentes, sendo que uma delas está relacionada com a capitalização da SAD, para a qual a OPA, entretanto não realizada, teria sido o primeiro passo. Luís Filipe Vieira explicou que a detenção de 95 a 97% do capital da SAD possibilitaria, no futuro, a entrada de parceiros estratégicos, ficando o Clube, directa e indirectamente, com a maioria do capital.
Foram muitos mais os assuntos abordados ao longo da entrevista, predominando a visão para o futuro do Clube. Por muito que o Benfica tenha evoluído nas últimas duas décadas, amanhã será sempre mais importante. Tentar ganhar em todas as áreas no presente enquanto se preparam as vitórias no futuro é o dia a dia do Sport Lisboa e Benfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!