"Algum jogador foi mal expulso quando defrontou o Benfica? Esta é a questão que gostava de ver respondida pelo treinador do FC Porto. Lopetegui refere-se a este dado estatístico quase todas as semanas mas limita-se a sublinhar o facto, deixando no ar a ideia de que o Benfica está a ser beneficiado, mas sem concretizar. Qual o jogador? Ou quais os jogadores mal expulsos?, repito. Atirar com números para a discussão de qualquer situação sem os contextualizar, sem os interpretar, vale... nada. É o que o espanhol está a fazer. Mesmo que visse os lances com lentes azuis, era preferível enumerar os erros do que deixar no ar a ideia de que todas as expulsões foram erradas e decididas apenas para favorecer o Benfica. Porque, na verdade, não foram, como ele muito bem sabe.
Pelo menos até ao Benfica - FC Porto, aposto, este será o 'prato do dia'. Serve de desgaste e, no limite, pode condicionar um ou outro árbitro (o tempo em que os condicionava a todos, felizmente, ficou lá atrás, no século XX). E Jesus, com alguma ingenuidade, está a entrar neste jogo quando destaca que determinada expulsão sucedeu quando a equipa já ganhava por um ou por dois ou por três. Neste ponto, os 'mind-games' de Lopetegui estão a resultar, porque já mexeram com a cabeça do treinador do Benfica, que hoje deverá voltar a ser confrontado com as declarações do homólogo portista.
Infelizmente as coisas são assim: discutem-se mais as questões ligadas com a arbitragem do que o futebol jogado. E o pior é que muita gente (a maioria?) até acredita que os campeonatos (ainda) se resolvem por favores ou erros dos árbitros. No geral, ouvimos isso aos nossos pais e passamos a mesma ideia aos nossos filhos. Desgraçadamente.
Desportivamente, tudo se resume a isto: a desvantagem que o FC Porto tem para o Benfica é significativa. Por muito que se queira dar a entender o contrário. A pressão que se pretende atribuir ao Líder está, isso sim, em cima do 2.º classificado. Porque não depende apenas dos seus resultados para chegar ao título e porque terá de deslocar-se à Luz. Ao invés, o Benfica ainda entra em cada campo com uma certeza: pode perder, que mesmo assim sai de lá sem ver ninguém à sua frente."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!