Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O comentador

"Não estão a ser fáceis os primeiros tempos de Lopetegui à frente do FC Porto. Os resultados não têm proporcionado uma exposição brilhante, mas o espanhol não tem ajudado à definição da sua imagem no Futebol português. Desde esquemas de jogo incompreensíveis a acusações reiteradas à arbitragem, que se tornaram num verdadeiro choro de bebé mimado, Lopetegui está a dissipar alguma aura de culto que tinha à chegada a Portugal, mesmo entre adeptos do FC Porto.
Desde logo, o treinador portista parece mais um comentador desportivo do que propriamente o treinador de um grande clube - e parece que terá sido mesmo essa a sua ocupação, entre 2004 e 2006 -, espraiando-se reflexões sobre lances decisivos ou momentos de arbitragem que, talvez ainda não tenha compreendido, são apontadas como críticas à estrutura do Futebol, mesmo admitindo não ser essa a sua intenção.
Por outro lado, Lopetegui parece incapaz de criar alguma cultura de jogo, apostando em esquemas de rotatividade permanentes que, no limite, acabam por confundir os próprios jogadores e impedir a construção de estruturas estáveis de exibição, quer ao nível defensivo, quer ao nível ofensivo. Ao mesmo tempo, apesar de ter ao seu dispor um grupo considerável de jogadores capazes de desequilibrar e ser criativo, o espanhol aposta praticamente sempre nos mesmos homens para conduzir o jogo (Indi, por exemplo).
Finalmente alguém devia dizer a Lopetegui que se cale de uma vez por todas com a arbitragem. Sobretudo porque é ridículo e desconcertante ver alguém, num dia, vir a terreiro apontar o dedo aos juízes pelo resultado obtido, noutro, alvitrar que os outros adversários estarão a ser beneficiados pelas arbitragens e finalmente, num dia de maior acalmia, ficar espantado e indignado por pensarem que ele possa estar a colocar em causa' a intenção e a honestidade' dos árbitros portugueses. Um verdadeiro (flop) Lopetegui, se assim continuar!"

André Ventura, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!