Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de março de 2023

Melhor da Europa: a outra face dos golos


"Depressa e bem... a equipa de futebol do Benfica é quem mais empolga - e, nas bancadas, ninguém poupa nos aplausos e na transmissão de energia positiva para dentro do relvado. Foi assim no Estádio do Marítimo, no passado domingo, onde o líder da Liga voltou a ser empurrado pela sua imparável massa adepta no sentido de abraçar mais três pontos. Superado o antagonista madeirense, no Benfica faltam agora 10 jogos, ou, matematicamente falando, oito vitórias (em virtude da vantagem pontual que possui...), para concretizar o objetivo mais desejado aquém-fronteiras e, assim, poder celebrar a conquista do 38.º Campeonato.
No duelo da 24.º jornada, os comandados de Roger Schmidt vincaram uma identidade futebolística. O coletivo reeditou o seu melhor registo no controlo, no domínio do jogo e na forma simples, veloz, objetiva, progressiva, envolvente e elegante como promove a circulação de bola e como, fruto do seu labor ofensivo, convoca os seus mais diferentes intérpretes para momentos de finalização, tanto em lances corridos como nas combinações de laboratório.
Foram três as bolas que sorriam no contacto com as redes maritímistas, mas foram ainda mais as que estiveram a jeito de entrar na baliza madeirense. O Benfica nunca abrandou, nunca jogou de devagar ou devagarinho, porque essa não é a matriz do conjunto que ocupa o 1.º lugar da classificação desde agosto.
As análises debruçam-se sobre a zona ofensiva, e, só nas contas do Campeonato, já existem mais de seis dezenas de motivos a sustentar tal inclinação. Com os remates certeiros de Neres(2) e de João Mário na Madeira, o Benfica (melhor ataque da prova!) totaliza agora 61 golos faturados em 24 jogos na Liga, apresentado uma média de quase 2,6 tentos por partida. Do melhor que se pode encontrar ao nível dos líderes das mais relevantes ligas europeias, testemunham-se os números.
O poder ofensivo e a capacidade de contrapressão representam também, na outra face do desempenho coletivo, a principal força defensiva do Benfica. Neste plano, esquecendo por instantes a beleza dos ataques, das assistências e dos golos ao longo da temporada, é mais do que justo direcionar os holofotes para a organização/linha defensiva e para o homem que tranca a baliza: por mérito individual e da equipa, Odysseas acumula 23 jogos (!) sem sofrer golos neste ano desportivo em todos as competições, sendo, por via desse facto, o guarda-redes com mais clean sheets entre os que defendem as cores de conjuntos dos países do top 10 do ranking da UEFA."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!