Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cordialidade e respeito

"Diego Capel, o extremo que encantou os sportinguistas na temporada passada e que é vagamente parecido com o primeiro-ministro português – ponha-se uma bandolete presa na testa de Passos Coelho e logo saltarão à vista as semelhanças entre os dois homens -, ficou em estado de grande desconsolo por não ter sido um dos escolhidos por Luis Milla, o seleccionador da equipa olímpica espanhola que vai, certamente, brilhar nos Jogos de Londres que começam daqui a nada.
Capel recebeu através do Twitter inúmeras mensagens de apoio de amigos e de colegas de profissão. Entre elas, vem a propósito destacar a mensagem que Javi Garcia, espanhol como ele, jogando em Portugal como ele mas jogando num clube rival, o Benfica, enviou com rapidez ao rapidíssimo jogador do Sporting. Reza assim: “Dentro de pouco tempo voltas a treinar e mais forte do que nunca!”
Estas coisas são sempre boas de se ver. São educativas, no mínimo. O futebol, na sua essência, encerra rivalidades e histórias de desamores que marcam a sociedade muito para além do simples pontapé na bola e, por isso mesmo, são sempre bem-vindas as manifestações de cordialidade e de respeito, pelo menos em tempo de férias. Não é de crer que os responsáveis do Benfica ou os do Sporting exijam aos seus jogadores, Capel e Garcia, pedidos públicos de desculpas por causa destes amigáveis deleites de conversação entre jogadores de emblemas que historicamente se desprezam.
Aparentemente, esta é uma vantagem social e civilizacional das políticas de comunicação do Benfica e do Sporting. Dirão os catedráticos de outros modos contrários de operar que é por esta e por outras razões que o Benfica e o Sporting nunca mais conseguem enfileirar ao lado do FC Porto como dominadores absolutos e incontestados do futebol português. É que, dentro desta lógica vencedora do conflito permanente, nunca pode haver lugar a lamechices: por exemplo, o belga Defour, jogador do Dragão, revelou ainda recentemente que lhe foi superiormente recomendado que evitasse cumprimentar ou trocar qualquer género de gesto amistoso com o belga Witsel, jogador do Benfica, sempre que ambos se encontrassem na presença de câmaras.
E ainda não se encontrou mezinha para esta doença."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!