Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Renato Sanches, e em francês!

"Já actuou em três dos quatro jogos da Selecção Nacional neste Campeonato da Europa e tem chamado a atenção da imprensa francesa que procura descobrir o segredo da sua venda ao Bayern de Munique com apenas 18 anos.

LENS - O jovem jogador que trocou este Verão o Benfica pelo Bayern de Munique desperta a atenção da imprensa francesa que já por mais de uma vez tem apostado nele como titular da Selecção Nacional.
No «Journal du Dimanche», por exemplo, Mickael Caron trata-o por «nova pepita dos alemães». E não poupa nos elogios: «O jovem que custou mais ao Bayern do que o despedimento de Laurent Blanc ao PSG veio dar luz a uma equipa que, apesar do Cristiano Ronaldo, estava às escuras em termos ofensivos». Críticas fortes sobre a forma como Portugal e Croácia se dedicaram a um jogo sem remates às balizas e a convicção de Renato poderia ter entrado ainda mais cedo no jogo. Quem esteve em Lens, no Bollaert-Delelis, viu: entrava pelos olhos dentro. Renato Sanches foi uma injecção de dinâmica na equipa portuguesa. As suas arrancadas, a forma como se ofereceu sempre ao choque corpo-a-corpo com os adversários, a autoridade com que exigia a bola e participar nos acontecimentos como se um veterano se tratasse, fizeram dele uma das figuras do encontro. Para uns até mesmo «a figura» já que o escolheram oficialmente como o «Melhor Jogador em Campo», um prémio que a UEFA atribui em cada um dos desafios deste Europeu.

Nunca de esconde!
O «L'Equipe» antecipava a titularização de Renato Sanches antes do jogo com a Croácia. Numa apreciação à equipa portuguesa, Regis Dupont escrevia: «A popularidade da jovem estrela portuguesa ultrapassa a esfera Benfiquista. As exibições sem chama de João Moutinho nos três primeiros jogos já abriram a porta a Renato Sanches, mas ele ainda não as forçou. Como sempre acontece, e aconteceu com o próprio Cristiano Ronaldo, há sempre dúvidas sobre a chamada de um miúdo desta idade a um posto de tamanha responsabilidade. Mas a verdade é que estamos perante um jogador diferente. Um 'vulcão' segundo muitos dos que seguem a sua trajectória desde que começou a jogar Futebol. Neste momento já é o mais novo português a jogar uma fase final de um Campeonato da Europa. Prevê-se-lhe um grande futuro. Como se previa a Ronaldo naquele dia em que marcou frente à Grécia na estreia de Portugal no seu Euro-2004».
Renato Sanches chama as atenções e capta o interesse de todos os que têm observado como o conjunto português muda de cara a partir da sua entrada em campo. Não foi titular, mas não faltará muito. A sua importância na vitória conseguida apenas aos 117 minutos frente à Croácia é inegável. Trouxe consigo uma dinâmica e uma capacidade de rasgar o meio-campo contrário como não tinha havido até aí. Mesmo quando falha, Renato não tem medo de assumir o seu jogo e as suas responsabilidades. É isso que o torna interessante e diferente. Não se esconde. Nunca se esconde! E aquela tremenda cavalgada, acompanhado por Nani e Ronaldo, quando os croatas já estavam de rastos, foi fulminante. Dela nasceu o golo de Portugal. Um cometa na noite escura! E um pouco de alegria num futebol que até aqui tem sido maioritariamente monótono e melancólico."

Afonso de Melo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!