"FIFA, Ligas Europeias e jogadores em confronto. Tudo por causa do Mundial de clubes... ou do que ele afinal já não vai render?
«Algumas ligas europeias — elas próprias reguladoras e organizadoras de competições — estão a agir em interesse comercial próprio, com hipocrisia e sem qualquer consideração para todos os outros no mundo.»
Comunicado da FIFA
A ameaça há muito pairava no ar e finalmente a Fifpro, união de sindicatos de jogadores, e a Associação de Ligas Europeias, que inclui 39 dos principais campeonatos do continente, decidiram avançar com ações legais contra a FIFA. Em causa está um «abuso de posição dominante», tudo por causa do Mundial de Clubes agendado para o próximo verão, numa ação contra o aumento do número de jogos no calendário.
A FIFA respondeu com acusações de hipocrisia, defendendo que as ligas europeias estão apenas a defender os seus interesses, ao passo que a FIFA defende os interesses de todo o futebol mundial — um argumento antigo a que recorre com frequência.
Neste duelo de interesses nem estaremos ainda no intervalo, mas o jogo parece empatado. Claro que cada um defende os seus interesses e de quem representa. Mas a questão essencial, aqui, é só uma: toda a gente contava com receitas milionárias do Mundial de Clubes, falava-se até em prémios de participação na ordem dos 50 milhões de euros. A menos de um ano do teórico pontapé de saída, essa expectativa baixou, e Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, dizia que baixou de tal forma que seria mais rentável para os merengues fazer uma digressão do que jogar a nova prova. Talvez por isso, enfim, estas ações em tribunal estejam finalmente a avançar..."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!