Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Comemoração em alto-mar

"Em dia de conquista do 10.º título de campeão nacional 'tudo foi euforia, tudo foi festa sem limites, a bordo do «Timor»'.

Pelo oceano Atlântico, no dia 14 de Maio de 1960, centenas de benfiquistas rumaram a norte para assistir ao Leixões-Benfica. Até o presidente, Maurício Vieira de Brito, apanhou boleia do paquete Timor para assistir à penúltima jornada do Campeonato Nacional, que teria lugar no dia seguinte. Vencer ou empatar significaria a conquista do título. Perder representaria 'o adiamento, por mais uma semana da resolução do assunto'.
Os adeptos 'encarnados' não quiseram deixar de apoiar de perto a equipa e acolheram, de imediato, a ideia de rumar a norte no transatlântico da Companhia Nacional de Navegação. Já habituados a utilizar o avião, o comboio e o automóvel, não quiseram perder a oportunidade de inovar. Era 'um acontecimento sem precedentes'!
A lotação do Timor esgotou por completo e, além dos '416 «navegadores»', foram muitas as centenas de benfiquistas que chegaram a Matosinhos pelos meios de transporte mais tradicionais nestas ocasiões.
No campo de Santana, que 'esgotou a lotação e bateu todos os «records» de receita', a vitória foi 'encarnada'. O Benfica conquistava o seu 10.º Campeonato Nacional, o primeiro na presidência de Maurício Vieira de Brito.
A festa do título começou ainda no campo do adversário e, no porto de Leixões, 'atingiu raias de verdadeira apoteose'. E se na viagem de ida, apesar dos enjoos, 'se viveram, a bordo, momentos de extraordinário entusiasmo e fervor clubista', a de retorno prometia 'festa sem limites', E assim foi.
'Houve de tudo a bordo'. 'A vibração chegou a pontos quase inenarráveis'. Alguns passageiros 'estreantes em tais andanças', voltaram a acusar 'os efeitos do enjoo', mas nem isso impediu o regozijo a bordo. E a festa fez-se viagem fora, 'até ao romper do dia'. 'Poucos foram os que se deitaram durante a viagem de regresso'. Como se vê na fotografia de Roland Oliveira, nem o presidente resistiu a um pezinho de dança.
Eram oito da manhã de dia 16 quando o paquete atracou em Lisboa. 'A maior parte dos benfiquistas seguiu directamente para o trabalho, (...) fatigados, sem dormir, mas radiantes porque ganhou o Benfica!...'.
Pode ver esta e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!