Últimas indefectivações

sábado, 21 de dezembro de 2013

Duas laranjas, três pontos...

Setúbal 0 - 2 Benfica

Não sofrer golos, acaba por ser a nota de maior destaque deste jogo. O Oblak na sua estreia a titular no Campeonato, não foi obrigado a grande trabalho, mas demonstrou segurança, nas poucas vezes que foi chamado... Mas voltámos a 'facilitar' algumas vezes na zona defensiva: mais uma vez as melhores oportunidades do adversário, nascem de erros individuais nossos!!! Nos jogos anteriores, fomos penalizados com golos, hoje isso não aconteceu... Não sei se é por excesso de confiança, ou por falta de confiança, mas existem situações, onde o melhor é o 'chutão' para a frente, não interessa se é feio ou bonito...!!!

Durante muito tempo, exigimos a presença de mais um trinco na equipa, mas o trio Fejsa/Matic/Enzo não está a resultar, retira capacidade ofensiva à equipa, e não acrescenta segurança defensiva... Acredito, que com outro posicionamento este trio pode resultar, mas com o Enzo descaído para as faixas, e com o Matic à frente do Fejsa, os resultados têm sido fracos...

O Benfica foi eficaz, é verdade, mas não teve 100% de eficácia, como os comentadores parece que querem transformar em facto!!! Também é verdade que as oportunidades existiram depois do 1.º golo, mas existiram...

Dou 'meia-razão' ao Jesus nas declarações no final da partida, é verdade que o mau jogo da 1.ª parte, também se deveu à estratégia do adversário, com marcações muito apertadas, muita agressividade, muitas faltas (pelo menos uma delas, muito acima do aceitável!!!), mas também é verdade que o Benfica tinha que jogar essencialmente mais rápido. Algo que não é fácil, quando se joga com 'bolas de praia', em relvados tugas, contra equipas fechadinhas, e com critérios disciplinares largos... mas, devíamos ter jogado melhor.

As exibições do Benfica não têm sido magnificas, temos tido jogos fraquinhos, mas a verdade é que nos últimos meses, a nível nacional, tivemos um mau resultado, e a nível internacional tivemos um péssimo resultado, no melhor jogo da época!!! Todo isto com todas contingências, de lesões e castigos... As dificuldades em formar um 11 são tão grandes, que hoje em dia, antes do jogo começar, ninguém sabe quais vão ser os 11 jogadores escolhidos pelo Jesus, ao contrário do que acontecia em anos anteriores, nesta altura das épocas...!!! Tenho visto outras equipas, sem problemas de lesões, igualmente eficazes, sem fazer muito mais a não ser os golos, a serem levadas ao colo nas analises, com adjectivos superlativos:
No Benfica após somar mais três pontos, parece que estamos a caminhar para o abismo...!!! Tem que existir algum equilíbrio nas analises, não se pode andar anos a afirmar que se estão marimbando para as exibições, só querem é ganhar, e depois quando se ganha jogando mal, é o fim do mundo...
Como já disse anteriormente, estamos na luta pelo título, e se assim continuarmos, quando tivermos todo o plantel disponível, seremos claramente a melhor equipa, e depois logo se verá...

Hoje, destaco os nossos dois avançados, que na ausência do nosso abono de família, têm marcado o ponto em quase todos os jogos. Jogando melhor, ou pior, Lima e Rodrigo têm marcado, e isso é que importa.

2 comentários:


  1. Estou de acordo com a opinião lucida e assertiva.
    Agora, na qualidade de um pequeno Jesus jesus de bancada, gostava de encontrar respostas para algumas dúvidas.
    1-Na verdade as lesões e a pouca rotatividade de alguns jogadores limita um pouco as opções do treinador. Por isso partindo do princípio que temos que utilizar os disponíveis nas suas melhores posições para depois tentar adequar os restantes para os lugares que faltam preencher, fico sempre um pouco perplexo com a equipa inicial.
    No Benfica existem neste momento que escrevo cinco posições que não devem deixar dúvidas a quase 99% de Benfiquistas; o guarda redes (Oblak) menos nervoso e pressionado que Artur, os dois defesas centrais (Luisão e Garay) , o Matic no lugar de seis e Enzo no lugar de oito.
    Se para construir um onze para qualquer jogo temos que alterar as nossas melhores posições !!!!!! o resultado acaba quase sempre por ser o pior.

    ResponderEliminar
  2. Concordo Carlos,

    A única variante que acho possível é o Enzo jogar na posição do Rodrigo, como fez com o PSG... mas isso só em jogos com adversários de nível elevado, contra 'autocarros', o Fejsa acaba por atrapalhar.

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!