Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Um Natal para todos


"O Natal é uma festa religiosa, mas a troca de presentes é muito mais antiga que o cortejo dos Reis Magos para presentear o menino. No Natal, além do nascimento de Cristo, para quem é cristão, todos celebram a dádiva que é um importante cimento social que nos une uns aos outros.
Dar e receber é um contrato: quem dá espera retribuição e essa retribuição não é necessariamente material, o que se espera é a gratidão de quem recebe a a promessa da sua amizade. Dependemos todos uns dos outros, por isso quando alguém nos dá alguma coisa, sentimos a obrigação de retribuir em palavras e em atitudes presentes e futuras. Por isso, em português, dizemos significativamente 'obrigado' e não qualquer outra palavra.
Quando no Natal encarnamos este espírito do Dom, dando e recebendo, o que fazemos não é uma ação material, é sobretudo uma reafirmação dos laços familiares e vicinais. É a construção prática daquilo a que chamamos comunidade, que nos acolhe e protege.
Quando o futebol e em particular um gigante como o Benfica encara o Natal, sabe que está a ser a mola real desta reafirmação. Sabe que tem a capacidade de influenciar positivamente milhões de pessoas. Sabe, sobretudo, que há muita gente a quem a exclusão veda esta possibilidade de dar e receber com dignidade e amizade. Há muitas pessoas a quem falta a família e a amizade dos vizinhos e para essas pessoas não poderá nunca faltar o Benfica nem o Coração dos benfiquistas. É por isso que os atletas e os colaboradores a todos os recantos desta imensa organização chamada Sport Lisboa e Benfica se empenhe tão apaixonadamente em tornar o Natal possível para todos.
Bem hajam e Feliz Natal!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!