Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Preciosismo e preciosidade


"1. Sexta-feira, 30 de Dezembro, 21h15, Braga. São estas as coordenadoras que nos interessam do recomeço do campeonato nacional. Na realidade, e em bom português, não se trata de um recomeço. Recomeçar remete para a linha de partida, para o começo desde a estaca zero e não é de nada disso que se trata porque para trás ficaram já 13 jornadas da prova maior.

2. Este mês e meio de paragem não teve o condão de apagar tudo o que todas as equipas fizeram e não fizeram, os pontos que somaram e os pontos que perderam. Está visto que o campeonato não recomeça, embora o recomeço fosse naturalmente desejado por quem, tendo ambições, distribuiu pontos com generosidade no primeiro terço da corrida. Tenham lá paciência. O campeonato reata-se, é uma coisa completamente diferente.

3. Estes preciosismos da língua portuguesa são importantes de defender. De preferência com exemplos. E, para quem gosta de defender preciosismos, temos o exemplo do que acontece quando finda o intervalo e o locutores anunciam que o jogo vai recomeçar. Não vai. Se fosse recomeçar ia de volta ao seu primeiro minuto quando vai para o seu quadragésimo-sexto porque os primeiros 45 já foram jogados. Ou seja, depois do intervalo o jogo reata-se, não recomeça embora, às vezes, pudesse dar jeito em função do resultado.

4. Neste pós-Qatar, no reatamento do campeonato nacional de futebol encontramos as equipas tal como estavam classificadas a meio de Novembro. Por mais incrível que pareça às mentes mais fantasistas, estão todas exactamente no mesmo lugar em que estavam. Ainda bem. Agrada-nos a disposição da tabela.

5. Se bem se lembram, o Benfica segue em 1.º lugar com 8 pontos de avanço sobre o 2.º classificado e com 9 pontos de avanço sobre o 3.º classificado.

6. E, para que ninguém diga que aqui só se dá valor aos lugares do pódio, acrescenta-se que o Benfica do meio do Novembro até ao fim de Dezembro e por mais estranho que possa parecer, mantém os mesmos 12 pontos de avançado sobre o 4.º classificado e os mesmos 14 pontos de avanço sobre o duo Casa Pia e Vitória de Guimarães, o par de emblemas empatados no 5.º lugar.

7. No reatamento do campeonato vai o Benfica a Braga jogar com o Sporting local que é, atualmente, o 3.º classificado da tabela. Não é por ocupar um lugar do pódio que o Braga mete respeito. O Braga, como qualquer adversário, é sempre um adversário que mete respeito. Terá o Benfica, assim, de recorrer a todos os preciosismos do futebol com que nos vem encantando para saborear a preciosidade de vencer em Braga."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!