Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de abril de 2019

João Félix

"Se havia alguém que não conhecia o seu nome na Alemanha, a partir de ontem ficaram a saber. João Félix é a partir de agora, indiscutivelmente, uma das maiores promessas do futebol mundial. Tem tudo ser um jogador geracional. Qualquer gigante estará desesperado para o convencer. United, Real Madrid, Barcelona, Chelsea ou Bayern vão andar à caça neste verão e vão estar à procura de alguém como Félix. São clubes tão grandes que há outra equipas que têm marcado o futebol mundial que vão ser outsiders na corrida: Tottenham, Arsenal, Napoli e Atlético.
1. A Prioridade Número 1. O Benfica já fez 38M com Jimenez, Andre Carrillo está a 1 jogo de ver o Al-Hilal activar a cláusula obrigatória de 15M e o Jovic vai vender à volta de 20M (6M + 30% da mais valia). Sem mexer no plantel, o Benfica já vai fazer cerca de 73M. A somar a isto, está a eventual participação na Champions onde pelo menos as pre-eliminatórias estão quase garantidas e que vão render outros 60-70M. Dinheiro não vai faltar na Luz. A prioridade número 1 deveria ser tornar João Félix o jogador mais bem pago do clube e mantê-lo connosco mais um ou duas épocas. O Ajax teve propostas por de Jong e de Ligt no verão passado. Em vez de os vender, reforçou o plantel com Tadic e Blind. Estão agora nos quartos-de-final da Champions League.
2. Só que. Só que todos sabemos quem temos como Presidente. Luís Filipe Vieira é o principal responsável por termos jogadores como João Félix, mas também é o principal responsável por eles só estarem cá 1/2 anos. O mais provável é que Félix acabe vendido numa transferência record em Portugal.
3. O que distingue Félix? João Félix não é o primeiro grande jogador a sair do Seixal. Mas vai ser o primeiro a bater o record de transferência em Portugal. Há uma série de razões que explicam o que vai acontecer. Primeiro é avançado. No Top10 das maiores transferências mundiais, há dois médios, todos os outros são avançados. Depois é a sua qualidade. É um avançado que faz a equipa jogar, é capaz de baixar e ajudar a construir, mas também é ao mesmo tempo um matador. Não tendo físico para segurar jogo, é capaz de marcar em qualquer Estádio, a qualquer momento, com os dois pés ou de cabeça. Não há muitos avançados tão completos.
4. O que fazer com o dinheiro? É a grande pergunta. O Benfica não precisa de vender e é muito provável que esta transferência, a acontecer, chegue às centenas de milhões de euros. É bastante dinheiro para um clube que não tem necessidades viscerais no plantel. Uma boa parte do dinheiro deveria ser alocada na expansão do Seixal. Aqui há que dar todo o mérito a Luís Filipe Vieira, o Seixal é uma das maiores obras do futebol mundial desta década (pelo menos). Outra parte deve ser investida no plantel. Olhando para a equipa B e para a formação, vejo boas soluções a florescer em praticamente todas as áreas do campo expecto duas: pontas de lança e guarda-redes. Parte da receita da venda deveria ser investida em contratações do género de Jovic. Jovens avançados e jovens guarda-redes (e outros eventuais craques que possam ajudar) que custem alguns milhões mas que garantam uma certa qualidade na formação. A questão é que talvez essas contratações devessem acontecer já. Porque uma vez que os clubes comecem a perceber que o Benfica vai vender João Félix, os valores vão inflacionar bastante.
5. Haverá um próximo João Félix no Seixal? É a grande pergunta. Há cerca de 10/15 jogadores geracionais por década. São como os cogumelos. Podem vir de qualquer lado. Haverá algum jogador que praticamente sozinho (era ele e Jota) consiga chegar a uma equipa de juniores e limpar a Fase Final com a maior das facilidades com 14 jogos e 15 golos? Sinceramente não sei. É por uma feito desse género que teremos que procurar no Seixal."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!