Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de abril de 2019

E o pós-Europa?

"Duelo pelo título decide-se na resistência ao enorme desgaste - o que inclui lesões... (e excesso de 'amarelos'). FC Porto: que atitude na 2.ª mão? Benfica: que onze hoje?

Europa deixará importantes marcas no renhadíssimo duelo pelo título português? Nesta ponta final de temporada, quando o desgaste físico já é mais do que muito, nada improvável isso acontecer. Ou muito me engano ou, no hiperintenso mano a mano pela conquista do máximo objectivo, a decisão irá estar na resistência ao enorme desgaste (também psicológico), o que inclui, e de forma potencialmente crucial!; escapar, ou não, a... lesões de jogadores chave já muito massacrados. Ah! quase o mesmo quanto a importantíssimas ausências por excesso de cartões amarelos.

Pois, a Europa... Liverpool colocou o FC Porto num dilema... - que atitude na próxima semana? Tudo por tudo - outro tremendo esforço! - pela extraordinária proeza (seria histórica no futebol europeu!) de recuperar desvantagem de 2 golos perante um colosso? Ou, descrendo de milagre (3-0, quiça com prolongamento...), ficar por desgaste qb...? Se Marega tivesse concretizado uma das oportunidades de golo, zero de dúvida: bastando 1-0 ao Dragão, FC Porto por si próprio puxando ao máximo. Atenção: sem negativa crítica a Marega, pois só ele poderia estar nessas oportunidades; só ele, determinado e tão possante, afligiu Van Dijk, Lovren, Alisson. O nível do FC porto - sentido imenso a ausência do capitão Herrera - subiu muito na 2.ª parte; mas também verdade que o Liverpool (tão feliz no 1.º golo!) então se limitou a gerir 2-0 e esforço... - lá está: discute o título inglês, palmo a palmo, com o Manchester City...
Benfica: como sairá hoje do primeiro despique com alemães de Frankfurt? Parece óbvio: disso muito dependerá a dimensão da entrega a desgaste no 2.º confronto, na imediata semana. Aliás, já para esta noite, tenho muito curiosidade quanto ao onze que Bruno Lage irá escolher... Máxima força possível (Jonas castigado, Taarbat não inscrito), ou mais uma das surpresas em que o jovem treinador tem sido fértil? Gestão de desgaste está assaz problemática... Vide André Almeida (já não convocado para esta noite...), Rúben Dias, Grimaldo, Pizzi, João Félix sobrecarregadíssimos. Global quebra bem se notou no árduo 1-0, na Luz, ao Tondela e, de imediato, no adeus à Taça de Portugal (gigante Bruno Fernandes - levo quase 2 anos a cotá-lo como o melhor em Portugal, sem surpresa para quem o tinha visto nalguns jogos italianos e, sobretudo, mas Selecções mais jovens, exuberantes e já capitão... -, mas Benfica muito contido, com défice de... energia). Notou-se menos na Feira, mas se o 2-0 não fosse, polemicamente, anulado...
Benfica tem sido razões de queixa de arbitragens (ainda mais na comparação com benefícios de dúvida dados ao FC Porto). Mas o oposto ocorreu na Feira... E a Comunicação do Benfica, mais uma vez, foi péssima: insídias sobre o muito que os adversários correram! Esquecimento de que, 3 semanas antes, o FC Porto muito sofreu - e foi feliz - para ali aguentar o ímpeto feirense.

Duelo pelo título. Já de seguida, Benfica teoricamente mais à vontade (V. Setúbal na Luz) do que FC Porto (em Portimão). Devem estar a estalar bocas sobre Portimonense muito amigo do FC Porto (transferências nos 2 últimos meses de Janeiro, treinador Folha com portista carreira de jogador). Obviamente, isso será abjecto! Mas não esqueço o que comentadores portistas martelaram sobre a infâmia de facilidades do SC Braga no 6-2 na Luz! Pouco depois, o mesmo SC Braga só por diferença de menos 1 golo esbarrou em Alvalade (3-0) e no Dragão (3-0). Sim, amiúde infame é a cega clubite, quase generalizada, vide várias TV's - com honrosas excepções -, por quem assume públicos comentários que mais ateiam incêndios!

Moreirense. Sensacional carreira, sob comando de Ivo Vieira (mais um treinador português em notória ascenção). Já vencera na Luz (1-3!), já fizera sofrer o Sporting em Alvalade (2-1). Já empataram com FC Porto (1-1). Agora, também o SC Braga nele esbarrou (1-0). Senhor 5.º classificado, de gás aberto para ser campeão dos não grandes, em despique com o vizinho V. Guimarães, historicamente muito mais poderoso!"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!