Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

É fazer as contas


"No próximo domingo joga-se a 16.ª jornada da Primeira Liga. Estamos quase a meio do campeonato, e há números que faz sentido recordar. A principal equipa masculina do SL Benfica é a 1.ª classificada (40 pontos), tem o melhor ataque, a melhor defesa (38-10) e o maior número de vitórias, 13, contando ainda com 1 empate e 1 derrota. Está 6 pontos á frente do 2.ª classificado (SC Braga), tem mais 7 do que o 3.º (FC Porto), 12 sobre o Sporting CP e 13 para o Casa Pia AC. Interessante, este campeonato.
Ao contrário do que muitas vezes se apregoa, há equilíbrio. O 5.º classificado está tão perto do 1.º como da salvação à justa dos lugares de descida de divisão. Nessa luta do fim da tabela, FC Paços de Ferreira tem sido a surpresa pela negativa, com apenas 3 pontos, referentes a 3 empates, pior ataque e pior defesa. Parece condenado, mas o futebol já nos ensaiou que é no fim se fazem as contas, mesmo que se esteja a 7 pontos do penúltimo (Marítimo) e a 9 do lugar (ocupado pelo Gil Vicente FC) que ainda permite ir a um play off com o 3.º classificado da Liga Portugal 2.
Pena é que tanta indefinição e luta pelos vários objetivos não esteja acompanhada por um número digno de espectadores. Nove dos clubes da divisão principal têm uma média de assistência de menos de 4000 pessoas, sendo que um deles (FC Arouca) regista apenas 1654 entradas no seu estádio de média. O SL Benfica é o líder das estatísticas, com uma média ligeiramente superior a 54 mil adeptos na Catedral em cada jogo do campeonato. Na 2.ª posição está o FC Porto (pouco menos de 46000), e na 3.ª, o Sporting CP (pouco mais de 29 mil pessoas). No acumulado da época, o Glorioso já registou 432606 adeptos no seu estádio. Ou seja, estamos a pouco mais de 67 mil de atingir o meio milhão em apenas 9 jogos. Não dá para fazer a conta certa no encontro do próximo domingo (18:00), mas casa cheia é o que se pede. Para melhorar as médias e, acima de tudo, empurrar o Glorioso para a 14.ª vitória em 16 jogos. Carrega!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!