Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Contribuições comunitárias


"O futebol é hoje, talvez, o maior espectáculo desportivo do mundo é uma das mais importantes indústrias de entretenimento. Só por isso já desempenha em si mesmo um papel fundamental na nossa sociedade. Mas futebol é ainda mais que isso, é tudo aquilo que a prática desportiva pode dar à formação humana, particularmente das crianças e dos jovens em cuja fase da vida é determinante a natureza ética e formativa das escolhas individuais.
Hoje em dia, os desafios sociais que parecem avolumar-se  e a destruturação a que infelizmente vamos assistindo têm motivado a criação de projetos inovadores que consigam fazer em matéria de cidadania, junto dos jovens, aquilo que ainda não foi feito. E há muito a fazer num país em que uma fatia importante da população se encontra no limiar da pobreza e em que a exclusão e a pobreza infantil atingem um quinto da população.
É essa a razão de ser do projeto Community Champions League, onde equipas informais de jovens dos bairros sociais de 14 freguesias de Lisboa são desafiadas a desenvolver o seu melhor futebol e ao mesmo tempo a dar as suas melhores contribuições comunitárias, ou seja, a valorizar o papel social dos jovens rasgando a etiqueta de 'jovens problemáticos' e mostrando-se à cidade como Jovens com 'J' grande.
A receita é simples: É preciso ser o melhor no campo, porque é de futebol que se trata, mas também ser o melhor na comunidade, porque é também de cidadania que se trata. A cada jornada, as duas coisas contam, por isso o trabalho e o resultado das equipas mede-se nos dois tabuleiros. No final vencem os que tiveram as contribuições comunitárias mais relevantes, mas, que ninguém duvide disso, também os que melhor jogam e que fazem jus à paixão do futebol!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!