Últimas indefectivações

sábado, 10 de outubro de 2020

SL Benfica | 5 nomes que deviam ter saído neste mercado


"Após o término de grande parte dos mercados de transferências, analisamos os cinco principais nomes do plantel do SL Benfica que deveriam ter abandonado o clube – por já não contarem, por precisarem de rodar ou por não terem o espaço que desejariam ter – neste mercado de verão/outono de 2020.
1. Franco Cervi O extremo canhoto de 26 anos encontra-se numa encruzilhada profissional determinante para o desenrolar da sua restante carreira. O seu atual treinador gosta dele, mas apenas para suplente; tem mercado, mas não do seu agrado; tem valor de mercado, mas não alto o suficiente para propostas do agrado do clube; é novo, mas não tanto assim.
Esta encruzilhada esteve presente durante todo o período de transferências deste verão/outono. No final, o internacional argentino acabou por permanecer no plantel às ordens de Jorge Jesus. Acho que deveria ter saído.
Salvo alguma lesão de Everton Cebolinha, Cervi será um perpétuo suplente, condição que não condiz com o seu valor, valor esse que, todavia, não é superior ao do internacional brasileiro. Nuno Tavares é alternativa a Grimaldo e essa porta, que parecia aberta, está fechada para o argentino.
Terá que se contentar em ser útil aqui e acolá. E, de facto, poderá sê-lo. Ainda que fuja ao que Jesus quer para aquela posição (a começar pelo pé preferencial), Cervi já demonstrou dar-se bem com Grimaldo e ser capaz de fazer movimentos interiores, ainda que com menos qualidade do que Everton. 
O cenário não será o ideal e a pressão de fazer as vezes de Cebolinha será grande. Contudo, o carácter e a qualidade de Cervi parecem-me suficientes para que o “11” do SL Benfica cumpra a sua missão.
2. ChiquinhoGabriel e Taarabt parecem merecer a confiança de Jesus, de Pizzi não desgosta e Weigl também não o aflige. Samaris depois da lesão poderá ser importante e Florentino está de Erasmus no AS Monaco. O espaço para Chiquinho será reduzido e, como tal, a saída em definitivo talvez houvesse sido a melhor solução, ainda que a maquia envolvida fosse, invariavelmente, pobre.
Apesar do pouco espaço, o médio português terá algumas oportunidades e até poderá revelar-se importante, muito graças à sua camaleónica polivalência (apesar de JJ já ter assumido que o utilizará como “segundo volante”).
Ainda assim, Francisco Machado poderia ter dado um rumo diferente à carreira já neste último mercado, uma vez que neste SL Benfica de Jesus ela pode estagnar, não sendo de todo positivo para um jovem português de muito talento.
3. FerroTodibo, Otamendi, Vertonghen e até mesmo Jardel são concorrência difícil de ultrapassar para o jovem central português. Como tal, teria sido prudente emprestar Francisco Ferreira a uma equipa na qual pudesse ser regularmente titular e na qual tivesse um papel que lhe permitisse aprimorar os seus pontos fortes (nomeadamente, as saídas em construção) e desenvolver os seus pontos fracos, como a velocidade, o controlo da profundidade, a agressividade e o jogo aéreo.
Ficando no plantel, poderá sempre aprender com os centrais experientes da equipa e com o próprio treinador; no entanto, ficará privado do melhor treino possível: o jogo. Teria sido melhor, talvez, emprestá-lo a uma das equipas que, consta, tentaram o seu empréstimo.
Getafe CF ou Granada CF (que vai jogar Liga Europa e que conta com dois portugueses na defensiva – o guarda-redes Rui Silva e o central Domingos Duarte) teriam sido ótimas escolhas.
4. Jardel O central de 34 anos vai acabar a época com 35 e sem contrato com o SL Benfica. Isto é, se acabar a época. Especula-se que o defesa que chegou à Luz na temporada 2010/11 pode pôr cobro à carreira já em janeiro.
Caso o faça e assumindo que a sua ausência (cada vez menos notada, notória e notável) será suprida com antecipação, a sua permanência no plantel pode compreender-se, sobretudo pela sua condição de capitão.
Contudo, caso a carreira de Jardel prossiga, revela-se uma má jogada a sua não saída neste último mercado. A sua transferência nunca consagraria um avultado valor aos cofres da Luz, mas o clube pouparia o valor do seu salário e abriria espaço para a chegada de um outro central ou para uma maior afirmação de Ferro.
Tal não sucedeu e as águias têm agora no plantel uma figura que, ainda que tendo peso no balneário, já não é capaz de contínua e sustentadamente dar o seu contributo desportivo à equipa e ainda pesa na folha salarial do clube.
5. Facundo Ferreyra O avançado argentino de 29 anos ainda pode abandonar o clube da Luz e rumar a mercados secundários do panorama mundial do futebol. No entanto, de momento ainda se mantém a ligação entre o SL Benfica e o ex- FK Shakhtar.
Uma ligação bastante cara para os encarnados, que despendem quatro milhões por temporada para cobrir as premissas do contrato de um jogador que nunca chegou a contar para Lage e que não deverá contar para Jorge Jesus, contrato esse que só expira em junho de 2022.
O treinador das águias vai, corre a notícia, avaliar o argentino, que, ainda assim, deverá ser relegado para a equipa B, caso não abandone o clube entretanto. Numa altura em que Waldschmidt, Seferovic e Darwin se encontram ao serviço das suas seleções, Ferreyra pode ser avaliado nos treinos da equipa principal. Se não o for, estará mesmo de saída sem que JJ sequer se dê ao trabalho de o conhecer."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!