Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de junho de 2022

O mecânico do sucesso


"Agostinho Martins era encarado como uma das peças-chave para o sucesso do hóquei benfiquista

Os plantéis são constituídos por um elevado número de elementos, em que se integram jogadores, treinador principal, equipa técnica e restante staff, apesar do mérito das conquistas ser distribuído de forma pouco equitativa, sendo atribuída a este ou aquele jogador ou mesmo ao treinador. Para os restantes elementos do plantel serem reconhecidos, é uma tarefa hercúlea.
Em 1964, após os encarnados terem conquistado o Campeonato Regional de hóquei em patins pela equipa de honra e a equipa de juniores se sagrar campeã nacional, o jornal O Benfica destacou a influência do mecânico Agostinho Martins nessas conquistas. Agostinho Martins ingressou inicialmente no Benfica para trabalhar no bar da sede, em 1945. Na década de 1950, após o hóquei em patins encarnado ter atravessado momentos difíceis na década anterior, foram operadas várias alterações na secção e aplicadas melhorias. Entre estas, foi adquirida uma máquina de rodas. Para a operar, a escolha recaiu em Agostinho Martins, pro ter formação em mecânica.
Agostinho destacou-se rapidamente, tanto pela qualidade do seu trabalho na reparação dos patins como pela forma inteligente como lidava com os jogadores. Com vários anos a exercer essa função, o mecânico percebia quando as queixas se tratavam realmente da falha do equipamento ou se eram uma forma do jogador se desculpabilizar de uma má exibição.
Um dos atletas que costumava com alguma frequência recorrer a essa estratégica era José Lisboa, que 'com frequência, mesmo em pleno jogo, pedia os meus serviços. Por vezes, concluindo tratar-se de uma questão psicológica, fingia que apertava as rodas dos patins daquele nosso jogador, o qual não dando pelo logro, voltava à pista com outro disposição, mas com os patins no mesmo estado'. A sua influência repercutia-se diretamente na prestação dos atletas.
Entre a década de 1950 e o final da década de 1960, os benfiquistas conquistaram 10 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Saiba mais sobre estes títulos na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!