Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Glorioso, universal e ainda mais campeão

"Estas semanas de preparação da nova época para a nossa equipa principal de futebol representam muito mais do que um estágio comum, ou mesmo ainda mais do que a importantíssima participação do Benfica no mais cosmopolita torneio internacional do Verão que inquestionavelmente dispõe da maior relevância no universo da bola. Os trabalhos deste período, já de si absolutamente decisivos para a sedimentação da condição física, perícia e mental dos jogadores e do próprio staff que os envolve, e indispensáveis para garantir a melhor condição que sustente neles a longa época das competições oficiais, são realizadas muito longe dos cenários habituais dos estágios e das concentrações.
Do ponto de vista do estrito grupo de trabalho, estes serão certamente os contextos adequados para com que se possam desenvolver modelos de convívio e novos registos de performance dos atletas e ainda, para que, num regime propício à reflexão, os técnicos melhor possam redefinir e normalizar o seu conhecimento específico acerca de cada jogador e de cada grupo funcional do conjunto no sentido do mais eficaz rendimento colectivo da equipa, no seu todo.
Ao participar nesta International Champions Cup, a equipa usufrui, dos diferentes ambientes de estágio conjuntamente escolhidos pelo Benfica e pela organização do torneio (e a convite desta), todos de verdadeira excelência mundial - no plano desportivo técnico-operacional, como, até, na esfera hoteleira.
E, sendo pontualmente chamada a três momentos de competição com outras formações de grande prestígio internacional dada a natureza do grande torneio, a nossa equipa pode aferir os primeiros resultados práticos do concentrado esforço de preparação, assim realizado em condições tão excepcionais.
Ou seja, hoje em dia, mesmo quando joga a feijões, o Benfica junta-se aos seus pares; convive com eles, prepara-se como eles, evolui com eles e joga e ganha (ou empata e perde...) como eles. Dispensa-se de praticar como os outros fazem, em piores condições e com outros, menos preparados e mais fáceis.
Mas, ainda assim, ressalta uma área específica em que o Benfica ganha sempre: é quando, como agora, aproveita para acrescentar o seu prestígio internacional por onde anda; por um lado, sendo chamado a juntar-se aos melhores de todo o mundo; por outro, levantando bem alto a imagem do nosso país e, especialmente, junto dos nossos saudosos emigrantes benfiquistas, ao levar-lhes esta ideia imorredoira de um grande Benfica, cada vez mais glorioso, mais universal e ainda mais campeão."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!