Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A dimensão da formação

"Escrevi nesta coluna, na semana passada, sobre a importância de formar jogadores localmente. Afirmei que o objectivo não é só desportivo, isto é, conseguir jogadores com potencial para a equipa profissional, há outros, referi, como exemplo, o crescimento da sua base social de apoio.
Esta semana o CIES, Observatório de Futebol, apresentou um estudo tendo por base jogadores que actuam nas principais cinco Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França). O objectivo era perceber o seu percurso formativo, seleccionando aqueles que pelo menos em três temporadas, entre os 15 e os 21 anos, tinham representado um mesmo clube.
Este dado torna-se importante para entender a importância que os clubes dão à formação, e também a qualidade que este teve nos últimos anos. Dos clubes portugueses, apenas o Sporting é referido no top 10, com 21 jogadores formados na Academia. Esta lista, com 55 clubes, é liderada pelo Real Madrid (36 jogadores), Lyon (35) e Barcelona (34).
Estes números revelam, pelo menos, duas vertentes distintas. Por um lado, que os grandes clubes não estão apenas com atenção ao mercado, por outro, que o seu mercado interno tem capacidade para absorver muitos dos jogadores potenciados nos seus quadros. Este mercado interno que beneficia com esta mesma qualidade. A avaliação deve ser qualitativa e quantitativa. Portugal só tem a ganhar com o reforço de um processo formativo que eleve a qualidade e quantidade dos seus praticantes. Este é um dos objectivos de todas as Federações. Em Portugal estamos no início de um processo de certificação que, estou certo, vai ser decisivo para o elevar do nosso nível formativo. A nossa estratégia, e não só no futebol, passa por potenciarmos os nossos recursos humanos. Os jogadores são o elemento mais importante do jogo. Quando formados localmente, ainda mais importantes são."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!