Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

10 anos

"Não se fazem todos os dias e marcam a vida de pessoas e instituições como idade de transição da infância para o futuro. É assim também como a Fundação Benfica, um dos mais recentes filhos de um Clube já centenário mas tão idealista e vigoroso como nos primeiros dias em que a falta de tudo e as condições históricas e económicas então vividas não impediram que se fizesse Benfica, nem que para isso fosse necessário juntar economias e comprar uma bola de Cauchú, em segunda mão, mas tão bela e perfeita que não mais parou de rolar.
Estava-se em 1904 e 105 anos depois, com tanta Glória percorrida nas suas voltas, essa mesma bola fez saltar a Fundação para unir vontades e ajudar a humanidade a dar as máos pela felicidade e bem-estar dos povos. Essa mesma bola, posta a rolar pelo Povo há tanto tempo que quase esquece, chegou assim no presente atravessando o 'meio campo da História' e convertendo o Kickoff original em tantos e tantos passes com um único sentido: fazer do Benfica um companheiro da vida de todos sem excepção, activo e actuante, em valores, em pessoas e no seu desenvolvimento.
Por isso, porque a Fundação exprime essa nobreza, humanismo e ideias do Benfica desde a sua origem, não cabe nestas linhas fazer nenhum rol do trabalho feito em Portugal e no Mundo, especialmente no que partilha a mesma língua. Se em 10 anos aprendemos alguma coisa foi que trabalhar no universo relacional do Benfica é descobrir a imensidão, encontrar a cada esquina e nos recantos mais escondidos da sociedade e das pessoas, pontos de ligação, olhos que brilham apesar da escuridão muitas vezes vivida. É bater à porta dos humildes, com humildade, pedir licença, dar atenção e por fim dizer: 'está aqui o Benfica', veio ter contigo, sabemos que se sente só no infortúnio mas não está esquecido e se pudermos faremos a nossa parte para se reerguer com dignidade, de cabeça levantada e dono de si. É ir pelo país ao encontro de tantos e tantos jovens em exclusão educativa e dizer-lhes, falando claro e sem rodeios: 'Sabemos que tens valor, pensas que não consegues afirmar-te e convencem-te de que não vale a pena, mas se quiseres desenvolver o teu potencial e voar mais longe podes contar connosco. Vai ser trabalhoso e terás tu que fazer o caminho, mas vamos estar ao teu lado e não desistimos de ti!'. É abraçar os que superam a deficiência e ter orgulho nas suas realizações, desportivas ou não. É ainda inovar no Walking Football e levar o Grande Jogo de volta à prática dos mais velhos, espalhando saúde, recriando alegria e desfazendo solidões. Enfim, foi tanto o que se fez nestes 10 anos e é tanto, sobretudo, o que se pode fazer nos próximos 100 usando o poder do futebol para o desenvolvimento social, que talvez nem aquela bola original que nos anima imaginasse o seu poder transformador.
Parabéns Benfica!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!