Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Zlobin, Ferro, Florentino e Jota

Foi um mercado de inverno, no mínimo, estranho! Para não dizer outra coisa... Acabámos por não fazer contratações 'sonantes', alguns jovens para a Formação ou para a equipa B (aparentemente!!!), e pouco mais!
E acabaram por sair 5 jogadores do plantel principal... É verdade que o Varela, Lema, o Alfa, o Castillo e o Ferreyra, praticamente não jogaram, mas principalmente em relação aos avançados, em caso de lesões, ficamos com poucas opções... E com ambições legitimas na Liga Europa, o calendário poderá manter-se carregado...!!! 

A habitual critica de comprar por 'atacado', jogadores sem qualidade, desta vez é substituída pela critica de não comprar ninguém!!! O mercado de Janeiro, é sempre limitado, normalmente fazem-se contratações em 'desespero' em jogadores de pouca qualidade... Agora, o Benfica tem algumas debilidades no plantel, que deveriam ter sido cuidadas... Desconheço o período de recuperação em alguns dos lesionados, mas é um risco enorme, 'confiar' nas recuperações totais, a tempo e com ritmo para serem úteis!!!

Como simples adepto, sem o conhecimento dos dossiers, por dentro, dou sempre o benefício da dúvida a quem tem a responsabilidade de tomar as decisões. Detesto, esta vaga de gestores, treinadores, jogadores e críticos de teclado que de tudo sabem e decidem sempre 'bem'...!!! A crítica feroz ao Presidente do Benfica, é algo actualmente inultrapassável (seja ele qual for...), seja qual for a decisão tomada, existe sempre a 'outra' melhor decisão!!!

Quem beneficiou com isto, acabou por ser os jovens: o Benfica anunciou que 4 dos nossos jovens da B, vão subir ao plantel principal. O Zlobin, como 3.º Guarda-redes e o Ferro como 4.º Central, vão ter poucas oportunidades em teoria...; o Florentino e o Jota, podem ser opção mais frequente, nem que seja para o Banco...
Sendo que faz todo o sentido, num plantel de 25 (mais ou menos) jogadores, os 'últimos' da prioridade, sejam jogadores da Formação, em vez de jogadores pagos principescamente...!!!
O Tino tem tudo para ser opção efectiva, com as lesões do Fejsa, temos somente o Samaris...; o Jota tem mais concorrência nas Alas, mas também poderá fazer a posição do Félix... Suspeito, que a intenção do Lage seja mesmo essa!!!
Fica a faltar o Willock!!! Como afirmei na última crónica da B, considero que está preparado para 'subir', só não 'subiu' porque de facto temos muitos Extremos actualmente no plantel principal...

Na minha opinião, será importante estes jogadores continuarem a fazer alguns jogos na equipa B, para não perderem ritmo... porque, se 'subirem' de escalão para ficarem 'parados', também não ajuda!!!
Falta saber se o brasileiro contratado ao Leixões, Pedro Henrique, fará mesmo parte do plantel principal, como 4.ª opção para as posições mais avançadas!!! O Bernardo Martins, também vindo do clube de Matosinhos, sendo centro-campista, deverá mesmo ser opção na B, porque com Gedson e Krovinovic no 'banco', não existe espaço para mais um...

Recordo que o David Tavares, e o Ebuhei devem estar perto do regresso, após as lesões na pré-época! Se o David deve ir para a B, o nigeriano será sempre opção na equipa principal...

A aposta na formação, tem sido dito e redito milhares de vezes pelo Presidente. O meu problema com esta opção, é o fundamentalismo!!! O Benfica não pode abdicar de comprar jogadores 'feitos', experientes, de qualidade... No lamaçal do Tugão, o Benfica nunca será Campeão, só com jovens da Formação...
A obsessão por 'acabar' com a dependência bancária, é bem-vinda, mas em doses razoáveis!!! Nunca foi anunciado, mas suspeito que o Presidente tenha determinado, um objectivo financeiro 'elevado' para quando decidir não se recandidatar (até ao Fernando Martins, havia uma tradição - não estatutária - de deixar o Clube à próxima Direcção sem endividamento!!! Tradição que tinha começado com Ferreira Bogalho, creio...!!!).
Sem títulos, é muito mais difícil fazer receitas...

5 comentários:

  1. Não estou a perceber só com jovens da formação, então Jonas, então salvio então Grimaldi então JARDEL então pizzi então feija então samaris então rafa tas doente e queres ganhar o quê se marcas golos limpos e o VARgonha invalida

    ResponderEliminar
  2. Faltou subir também o Alex Pinto... e já tenho saudades de ver jogar o David Tavares!

    ResponderEliminar
  3. "Detesto, esta vaga de gestores, treinadores, jogadores e críticos de teclado que de tudo sabem e decidem sempre 'bem'...!!! A crítica feroz ao Presidente do Benfica, é algo actualmente inultrapassável (seja ele qual for...), seja qual for a decisão tomada, existe sempre a 'outra' melhor decisão!".
    Eu sou um desses "gestores". Se em qualquer organização, clube, empresa um gestor se desfizesse de activos de milhões de euros por erro de planeamento desse mesmo gestor e com prejuízo do negócio ele não teria oportunidade de repetir o erro.
    No Benfica o erro morre solteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o seu traseiro de taliban não morre solteiro.

      Eliminar
  4. O Kalaica é bem melhor do que o Ferro.

    Wilock ou Jota, a decisão é difícil, mas o inglês é mais forte fisicamente; parece mais bem preparado para a Equipa Principal.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!