Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de março de 2023

Benfica oriental


"No Verão de 1970, a equipa do Benfica realizou uma digressão pelo extremo oriente que durou três semanas.

Em Agosto de 1970, a comitiva benfiquista partiu para o Extremo Oriente, onde pela primeira vez se deslocava uma equipa portuguesa de futebol. Esta seria, até à altura, a mais longa digressão que uma equipa do Benfica tinha feito. O convite nipónico já tinha surgido e havia sido recusado algumas vezes, mas, tratando-se de um convite para a comemoração do cinquentenário da Federação Japonesa de Futebol, era irrecusável. A este convite juntou-se um outro, para a presença da equipa do Benfica no Dia de Portugal da Feira Internacional de Osaka. A deslocação ao Oriente impunha uma passagem por Macau, 'uma Província portuguesa que nunca tivemos ocasião de visitar' e que permitiria aos portugueses de Macau 'apreciar e por certo aplaudir os nossos magníficos futebolistas'. A digressão terminaria com uma paragem na Coreia do Sul, para disputa de dois jogos e de onde se esperava um grande encaixe financeiro para os cofres da Luz.
Após uma longa viagem de 27 horas, o Benfica chegava a Macau, onde foi recebido com uma recepção triunfal. Aqui, disputaram-se dois jogos, a 20 e 22 de agosto, frente à selecção de Macau e à selecção de Hong Kong, respetivamente.
Chagados ao Japão, havia um grande interesse em agradar ao público que admirava a equipa rubra e os seus jogadores, que ali gozavam de grande popularidade. Durante a sua estadia no Japão, conforme estava previsto, a equipa visitou a Feira Internacional de Osaka, onde os jogadores foram muito solicitados, principalmente Eusébio e Torres, e onde se proporcionou um encontro com Amália Rodrigues.
Na Coreia do Sul, o Benfica realizou dois jogos, frente a duas seleções do país, alcançado uma vitória e um empate.
Após esta digressão, o primeiro jogo que o Benfica realizou foi a contar para o Campeonato Nacional de 1070/71, frente à CUF, a 13 de setembro de 1970. Com o Estádio da Luz interdito, o Benfica recebeu a CUF no Estádio Nacional. A imprensa notou uma diferença no comportamento da equipa benfiquista: antes do início do encontro, virados para a bancada central, saudaram o público com uma vénia, que tinha 'o seu quê de oriental'. Esta vénia, trazida da digressão ao Japão, acompanha a equipa até aos dias de hoje. Antes do início de cada jogo, a equipa saúda os seus adeptos com uma vénia, sempre muito aplaudida pelo público.
Saiba mais sobre as digressões do Benfica na área 26 - Benfica Universal do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!