Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de março de 2023

A desconfiança como autoestrada para o sucesso


"Numa atmosfera magnífica, com mais de 60 mil adeptos a fabricarem e a transmitirem uma energia única no Estádio da Luz, o Benfica chamou para si a metade do bilhete que lhe faltava, completando o título de acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões. Uma equipa desconfiada é uma equipa avisada, e pedia-se, mais uma vez, olho vivo para avançar outra casa na Champions League. Privilegiando a aplicação de uma filosofia e de uma forma de estar muito peculiar em cenário de competição, os encarnados defenderam a posição de vantagem na eliminatória (decorrente do triunfo por 0-2 na Bélgica)... jogando em permanência ao ataque, com astúcia e estratégia, na recepção ao Club Brugge. Porém, acidentes, no desporto como na vida, sucedem e são instantes que pela sua natureza podem, num abrir e fechar de olhos, transformar tudo. A (boa) noticia a ressaltar é que esta equipa do Benfica, interpretando as orientações do treinador Roger Schmidt, é feliz ao apostar deliberadamente no que controla e no que pode fazer acontecer. Não é apenas futebol, é uma atitude na vida!
Passo a passo, um jogo de cada vez. A frase e a ideia repetem-se, reiterando-se o sentido das mesmas. Dentro de fronteiras, o rigoroso cumprimento daquele princípio de abordagem aos compromissos gravados no calendário conduziu o Benfica à liderança da Liga Bwin logo no começo da prova, e é nesse lugar que se encontra, com uma média de 2,7 pontos por desafio, quando (já) estamos à porta da 24.ª de 34 jornadas. A fórmula, no entanto, é igual na Liga dos Campeões, nunca, mudou, independentemente da valia e dos orçamentos dos adversários, e esse é um mérito que tem de ser louvado, agora que a equipa validou o direito de integrar o lote das oito melhores da Europa.
Até aqui, todos os adversários, na Champions, foram respeitados na medida exata, tal como todos os desafios foram encarados como uma final. Jogo a jogo, num passo de cada vez. E o percurso na competição europeia é já um relato de factos formidáveis! Atentemos, por exemplo, à relação do número de jogos e de golos marcados - caminho de qualificação para a fase de grupos incluído. Nas 12 partidas disputadas, os encarnados apontaram um total de 35 golos, ou seja, apresentou uma média de quase três golos faturados por jogo, o que é impressionante. No desconfiar, que casa com não facilitar nunca, tem morado a concentração e o ganho. Vamos aos próximos passos, um de cada vez!"

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!