Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Tudo aquilo a que tem direito


"1. André Almeida. O único jogador português dos 118 anos de História do Sport Lisboa e Benfica a sagrar-se tetracampeão nacional. A consagração de André Almeida ocorreu em termos públicos pelo final da tarde do último sábado no Estádio da Luz. Na nossa casa e na casa de André Almeida.

2. Perto de sessenta mil pessoas que se reuniram na Luz para assistir ao Benfica - Casa Pia foram, provavelmente, surpreendidas pela montagem no relvado de uma impressionante galeria de troféus poucos minutos antes de as equipas entrarem em campo. A surpresa deu lugar aos aplausos - quentes, demorados, sinceros - quando André Almeida surgiu do túnel para receber do público das bancadas tudo aquilo a que tem direito. E recebeu mesmo tudo.

3. As taças dos seus cinco títulos de campeão nacional, as suas quatro Taças da Liga e ainda uma Taça de Portugal e uma Supertaça foram a guarda de honra de André Almeida naquele momento de emoção pura em que foi homenageado pela Direção do Benfica e pelo povo do Benfica. E, minutos mais tarde, pela equipa do Benfica com quem posou para o registo da fotografia tradicional que sempre precede o pontapé de saída de todos os jogos.

4. E o que dizer do abraço trocado no relvado com Roger Schmidt, o último treinador de André Almeida na Luz? Do abraço trocado com Rui Costa não há nada a dizer de mais substancial do que aquele abraço propriamente dito. Foi simplesmente Benfica. Benfica da cabeça aos pés.

5. Se André Almeida tivesse dúvidas sobre a opinião que os benfiquistas têm dele ao cabo de uma dúzia de anos ao serviço do Benfica, essas dúvidas foram desfeitas de modo esplendoroso no sábado uns minutos antes das seis da tarde. Por outro lado, se os benfiquistas tinham duvidas sobre o balanço prático do serviço prestado por André Almeida durante uma dúzia de anos no Benfica, não houve melhor ocasião de que aquela homenagem no centro do relvado para dissipar humores, teorias e rejeições.

6. É um defeito da paixão, mas todos sabemos como bastam umas poucas temporadas sem títulos para que as mentes se turvem em desconsiderações das mais variadas índoles. Em desconsiderações e em injustiças. André Almeida foi vítima disso. E isso explicará, porventura, as lágrimas de André Almeida quando o público do Estádio da Luz se levantou para o aplaudir para lhe agradecer uma dúzia de anos de compromisso e para lhe pedir desculpa pelo azedume de tempos mais recentes.

7. E por isso houve também emoção e lágrimas na bancada. Foi muito bonito. Foi muito Sport Lisboa e Benfica."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!