Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Dos “B” aos “A”: Os paradigmas da transição | SL Benfica


"O SL Benfica tem uma panóplia ainda considerável de jogadores das suas equipas secundárias (B e sub-23) na reta final dos respetivos contratos e sem que seja percetível qualquer intenção dos mesmo para rubricar um novo contrato com os encarnados. O volume de jovens nestas condições acicatou a discussão sobre a transição da equipa B para a equipa A e sobre a aposta nos produtos da formação benfiquista.
Quem defende a legitimidade da decisão de não renovar destes jovens defende-a com toda a razão. É, de facto, legítimo. Quem defende que faz sentido estes jovens não renovarem um novo contrato com as águias por não serem já uma aposta regular na equipa A defende algo que já me parece bem mais debatível. Por mais qualidade que assista estes jovens projetos de futebolistas, querer queimar etapas e quase “forçar” a inclusão na equipa A pode ser mais contraproducente para os próprios jovens do que a adoção de uma posição mais paciente.
Se no começo da temporada parecia, de facto, difícil existir espaço para os jovens da equipa B sequer treinarem com o plantel principal (pelo excessivo elenco), agora já, há, claramente, espaço para a integração gradual dos jovens considerados mais aptos treinarem junto dos “graúdos”. No entanto, para alguns isso poderá não ser suficiente. A esses sugeria que atentassem nos quatro paradigmas distintos de transição para a equipa A existentes de momento no plantel principal encarnado.
António Silva saltou quase diretamente dos juniores para a equipa A, agarrando uma oportunidade que não se previa sequer possível de surgir. Gonçalo Ramos subiu dos juniores aos Bês, foi chamado aos “A” – mostrando serviço com um bis -, voltou aos Bês e foi entrando, aos poucos, nas contas mais a sério da equipa principal.
Florentino Luís fez 72 partidas pela equipa B antes de subir aos “A”. Depois disso, conheceu vários empréstimos até voltar e ser aposta de novo. Gonçalo Guedes fez o seu caminho nos Bês, depois nos “A” e depois em França, em Espanha, em Inglaterra, até regressar aos encarnados.
Quatro jogadores diferentes, quatro idades distintas, quatro posições variadas. Quatro paradigmas. Em comum têm o facto de, neste momento, serem os quatro titulares praticamente indiscutíveis do SL Benfica. Trilharam caminhos distintos até chegarem a este ponto singular no contínuo espaço-tempo em que partilham o campo, com o mesmo estatuto de titulares, com a camisola do clube que os formou. Esperar pelo melhor, estar preparado para o pior.
Esperar por uma oportunidade como a de António Silva, mas estar preparado para trilhar caminhos como o de Florentino deveria ser a filosofia a seguir por estes jovens, que cada vez mais apresentam sinais de impaciência, necessidade de imediatismo e mediatismo e imaturidade.
E que estes jovens jogadores olhem apenas para o exemplo de António Silva e digam a si mesmos e a quem os acompanha “eu só quero isto”, eu compreendo. Que quem está à sua volta não saiba ou não queira oferecer-lhes uma perspetiva diferente que os beneficie a médio e a longo prazo, isso eu não consigo entender."

1 comentário:

  1. mas querem isto mas depois é preciso que quando o isto aparece mostrarem valor de imediato e a maioria não tem capacidade para o fazer e não é por acharem que tem valor que ele apare.
    depois acham que não mostrando valor de imediato o clube tem obrigação de lhes dar dez vinte oportunidade para o conseguirem mostrar só que nem aqui nem em lado nenhum isso acontece.

    os jogadores ainda percebo que são todos na maioria imatura mas quem os orienta deveria perceber os erros cometidos no passado por gente que acabou por nunca ser ninguém mas que o poderia ter sido como os edgares, pepas, hugos leais e ruis baiões desta vida e muito mais existiram no nosso clube que se replicam aos milhares por clubes por esse mundo fora.

    o que eles deveriam perceber é que o antonio silva se calhar resultou precisamente porque nunca forçou nada e ficava contente por estar onde em principio ia estar, na b, e por isso não ter uma pressão acrescida do ter de resultar já.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!