Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A corrida pelos sonhos


"Matos Fernandes demorou até conhecer a sua modalidade de eleição, acabando por se dedicar a ela o resto da vida

'A vida é uma constante busca pela felicidade'. A desde que temos consciência da nossa existência, procuramos algo que nos satisfaça. Essa procura faz com que em criança experimentemos vários desportos e nos envolvamos em diversas atividades. No fundo, acrescentamos mundo ao nosso mundo, numa procura em que nos perdemos até nos entrarmos!
Com predisposição para o desporto, Fernando de Matos Fernandes, ainda garoto, praticou basquetebol, futebol, ciclismo, natação e voleibol. O pequeno Matos Fernandes parecia ter apetência para todas as modalidades. Em Janeiro de 1940, o seu irmão desafiou-o a participar num 'coss-country de três quilómetros'. Matos Fernandes, 'que nunca praticara atletismo, não se convenceu..., porém, foi tão grande a insistência do irmão, que não teve outro remédio - foi correr. Terminou em 4.ª lugar'. Apesar de não ter ascendido ao pódio, a sensação de correr deu-lhe uma satisfação que nunca sentira, afirmando: 'Agora o atletismo é o desporto da minha predileção, quase tendo esquecido os outros'.
De imediato surgiu o convite para representar o Benfica. Matos Fernandes nem conseguia acreditar, de uma assentada conseguia juntar uma nova paixão a uma paixão antiga. Aceitou! Pelos encarnados, em pouco mais de dois meses ascendeu da equipa de estreantes à de honra, num percurso em que competiu por quatro categorias.
Extremamente talentosa, a época de estreia foi bem-sucedida, 'individualmente conquistou oito títulos e colaborou em sete provas de estafetas'. Os bons resultados levaram a que fosse considerado uma das revelações da temporada, com a imprensa a render-se às suas qualidades: 'gabarito para a prática do atletismo, com habilidade com qualidade muscular de primeira ordem elevou-se rapidamente à altura dos melhores atletas portugueses, afirmando largas possibilidades'.
Seria o início do percurso de um atleta que se notabilizou, tornando-se 'um dos mais berrantes cartazes de propaganda do clube e até do país, pela sua extraordinária categoria'. Em 1958, com cerca de 400 medalhas conquistadas e inúmeros recordes batidos, Matos Fernandes terminou a carreira.
Continuou ligado ao atletismo e aos encarnados como treinador-adjunto, primeiro de Fernando Ferreira e depois 'dos melhores técnicos diplomados pela I.N.E.F.'. Em junho de 1966, com a saída repentina do técnico Eduardo Cunha, os diretores benfiquistas nomearam Matos Fernandes como técnico interino e, em Setembro, assumiram a aposta no antigo atleta como técnico principal.
Habituado às vitórias, Matos Fernandes recolocou os encarnados na rota dos títulos, com o Benfica a vencer o Campeonato Regional, onze anos depois. Seria o primeiro de quinze anos a desenvolver atletas de eleição.
Saiba mais sobre estas conquistas na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!