Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O poder do choque do Montijo


"O Bicampeão Europeu José Neto dedicou 9 épocas de futebol ao Benfica. Contou 10 títulos no total e... muitas histórias!

Nasceu no Montijo, no, dia das bodas de prata da República Portuguesa. Desde miúdo, José Neto trocava a escola pelos chutos numa bola de trapos com os amigos pelas ruas da vila e era torcedor do Benfica.
Terminada a 3.ª classe, com 12 anos, o pai pô-lo a trabalhar numa corticeira, indústria comum da margem sul do Tejo. No entanto, a paixão pelo futebol nunca o abandonou e, mesmo trabalhando, alinhava frequentemente em partidas. Aos 17 anos, começou a jogar nos juniores do CD Montijo e, em pouco tempo, ascendeu à equipa de honra. Aí chamou a atenção de Manuel da Luz Afonso, dirigente do Benfica e também empregador de Neto numa das corticeiras. Após algumas diligências, acabaria por ser encaminhado para o clube da Luz.
Fez o seu primeiro jogo pela equipa de honra do Benfica em 9 de Junho de 1958, frente ao Flamengo (1-1), fazendo parelha com Mário João no meio-campo, 'dois batalhadores de rija têmpera'. Sobre o estreante do Montijo, esperavam que no futuro mantivesse 'o mesmo poder de choque fora de casa', podendo 'ser muito útil nos campos acanhados e pelados da província'.
Com gosto em trabalhar sob a alçada de Béla Guttmann, Neto foi seleccionado pelo húngaro para alinhar pela seleção B portuguesa, em 1960, numa partida frente a França, da qual foi considerado o melhor em campo.
O auge de José Neto veio com o primeiro campeonato europeu conquistado pelo Benfica, em 1960/61. Foi um dos sete totalistas e cumpriu, com distinção e louvor, o seu dever enquanto médio: com os seus passes e cruzamentos no apoio à finalização, mas também na anulação de rápidos e fortes ataques adversários. Foi de um cruzamento seu que surgiu o autogolo de Gensana, frente ao Barcelona, que colocou o Benfica em vantagem no jogo, na final de Berna, em 31 de Maio de 1961. Alinhou também num jogo na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/62, no qual foi evidente o seu espírito de sacrifício a favor do conjunto encarnado.
José Neto, que nunca negou as suas origens humildes, saiu do Benfica em 1966, rumando a Braga. Ao longo da sua vida, salientava que nunca poderia voltar a ser pobre, pois jogou no Benfica. 'Sou feliz no meu lar, tenho bons amigos e companheiros, e saúde não me falta. Se depois disto não devo considerar-me um homem rico, que sou então?'
Conheça outras histórias dos bicampeões europeus no livro Talento e Superação: O Bicampeonato Europeu do Benfica, da autoria do Património Cultural Benfica e de A Bola."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!