Últimas indefectivações

segunda-feira, 8 de junho de 2020

SL Benfica | Os 3 jovens da formação que podem ser aposta ainda esta época

"No regresso aos treinos após a (primeira?) fase crítica da pandemia, o SL Benfica anunciou a subida ao plantel principal de um “grupo de elite” de oito jovens dos escalões de formação: o guarda-redes Leo Kokubo, o defesa-direito João Ferreira, o central Morato, os médios Rafael Brito, Paulo Bernardo e Tiago Dantas, o ala/extremo esquerdo Tiago Araújo e o médio-ofensivo/avançado Gonçalo Ramos.
Apesar de a primeira convocatória pós-pandemia não haver reflectido essa subida ao principal plantel dos referidos futebolistas, é expectável (sobretudo depois do empate e da exibição frente ao CD Tondela) que alguns destes jovens formandos dos encarnados sejam aposta nesta recta final.
No presente artigo, trazemos o elenco hierarquizado dos três jovens com maior probabilidade de somarem minutos, tendo em conta a qualidade e a maturidade dos próprios e as lacunas do plantel. Vamos a isso!

1. Tiago Dantas O facto de Tiago Dantas não ter sido incluído na ficha de jogo na passada quinta-feira ainda me incomoda. Num banco de suplentes sem médios interiores e numa equipa praticamente sem criativos, o lisboeta de 19 anos teria de ter lugar. Não teve, mas, talvez ingenuamente, continuo a acreditar que terá. Se e quando a oportunidade surgir, Dantas terá certamente capacidade para agarrar o lugar junto de Vinícius.
Além da qualidade inegável, o jovem, que representa o SL Benfica desde que há registo, tem demonstrado maturidade ao assumir a braçadeira de capitão em jogos da Youth League, e comporta já alguma experiência nos escalões profissionais, fruto dos 45 jogos realizados pela equipa B ao longo de duas épocas (a transata e esta, por concluir), nos quais apontou cinco golos.
Félix saiu. Jonas também. Chiquinho não correspondeu como expectável. Rafa parece ter perdido o espaço interior e ganho a corrida na esquerda (o motivo pouca gente conhece, eu excluído). Taarabt, por natureza e por indicação de Lage, vem procurar a bola a terrenos recuados, o que não lhe permite estar presente na frente, como necessário. Chegou, então, o momento de apostar em Tiago Dantas. Acredita, Lage, não te irás arrepender.

2. Tiago Araújo De um futebolista calmo e com queda para a temporização do jogo passamos para um jovem vertiginoso, que vive e pratica o jogo à velocidade máxima. Tiago Araújo é dotado tecnicamente, possuidor de um certeiro e potente pé direito, que utiliza sobretudo para conduzir a bola e rematá-la, e de um mais do que razoável pé esquerdo.
Em velocidade, bate muitos dos seus adversários e marcadores directos. Procura muito a linha, remata muitas vezes em diagonal, mas executa também com frequência e qualidade o movimento da ala para dentro (maioritariamente a partir da esquerda), o que já lhe valeu a típica e absurda comparação com um craque do passado – Paulo Futre.
Se é ou será como Futre não me cabe a mim dizê-lo, nem a ele prová-lo nesta fase. Basta-lhe (e é só o que peço) que prove a Bruno Lage (depois é preciso que o Bruno perceba…) que entre Tiago Araújo, Rafa em má forma e novamente perdulário e Cervi que (estranha e estupidamente) não é aposta, a melhor opção é a primeira. O resto, se vier, vem com o tempo.
Por ora, será suficiente que mostre serviço e que o seu treinador o recompense, caso o faça. A acontecer, os encarnados podem ter em Tiago Araújo um extremo esquerdo de qualidade e capaz de executar coisas distintas de Cervi (um canhoto que, por natureza, procura a linha e a finta) e de Rafa (que procura mais a área e não arrisca o remate de fora dela).

3. Paulo Bernardo O mau desempenho recente de Dyego Sousa e de Seferovic poderia (e talvez devesse) ser o suficiente para que Bruno Lage apostasse em Gonçalo Ramos, que muito tem feito por merecer uma oportunidade. Ainda assim, não creio que o técnico setubalense vá abdicar do luso-brasileiro e do suíço, pelo que o terceiro posto deste top, que assentaria bem ao avançado de 18 anos, é entregue a Paulo Bernardo.
O médio de 18 anos é um dos mais completos centrocampistas da formação do Seixal, sobressaindo nas posições de “8” e de “10” (moderno), mas capaz de pisar outros terrenos e desempenhar outras funções. A sua polivalência advém da sua capacidade técnica e criativa, da sua visão, da sua maturidade tática, do seu conhecimento dos momentos do jogo (quando fazer correr a bola, quando a fazer parar, quando pressionar alto, quando descer) e do seu físico.
Numa fase em que Gabriel, a melhor opção à disposição de Bruno Lage para elemento-motor da equipa, aparenta não estar a atravessar o melhor momento físico e de qualidade de jogo, Paulo Bernardo pode vir a ser aposta do técnico ainda campeão nacional.
Apesar da tenra idade e dos poucos minutos nos escalões profissionais (soma 42 divididos em dois jogos pela equipa B), o médio-centro natural de Almada tem qualidade e tranquilidade mais do que suficientes para não comprometer e até, quem sabe, fazer um belíssimo trabalho.
Fã de Iniesta e comparado a Lampard, diz “representar melhor Rui Costa”. De momento, basta que faça o papel de Gabriel e, na minha modesta opinião, tem tudo para o fazer com bom desempenho."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!