Últimas indefectivações

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Notícias encomendadas

"Segundo veio a público, a Câmara Municipal de Matosinhos prepara-se para ceder um terreno para o futuro centro de estágio do FC Porto num processo que contou com a intervenção do novo presidente do Conselho Superior do FC Porto e actual presidente da CM do Porto, Rui Moreira.
Para quem tanto falava dos convites para o camarote da Luz, o que dizer agora do desfile de políticos presentes nos novos órgãos sociais do FC Porto, e mais grave, com directa ou indirecta intervenção em decisões de gestão pública que começam logo com notícias de negociações e compromissos para supostas ofertas de terrenos.
Estas ajudas surgem precisamente quando este clube está sob intervenção da UEFA, falhou e adiou os seus compromissos obrigacionistas e está numa situação de falência, com o mistério acrescido de não se perceber porque os milhões e milhões feitos em vendas não se reflectem nem nos resultados financeiros, nem no património edificado.
E foi neste contexto de denúncia da situação que assistimos ao caricato de uma notícia do jornal "Público" surgir a levantar suspeitas sobre contratos, envolvendo o Sport Lisboa e Benfica, pela simples razão de existirem neles cláusulas de recompra e "antirrivais", que são uma prática generalizada, quer a nível nacional, quer internacional, e estando de acordo com a legislação que gere este tipo de relações comerciais.
Mas a notícia encomendada tinha também uma outra motivação, em vésperas de Assembleia Geral da Liga, que era contribuir para denegrir a imagem de Luís Duque, pela simples razão de o seu nome surgir como uma eventual hipótese para sucessor de Pedro Proença.
O timing e a falta de rigor das "fake news" do "Público" pode ter agradado a quem as encomendou, mas pouco prestigiou um jornalismo que se exige sério, isento, rigoroso e sobretudo livre das amizades políticas com assento nos órgãos sociais de clubes.
Lendo a notícia, rapidamente todos nós percebemos quem esteve na sua origem e o mais caricato foi assistir a relatos de especialistas em direito desportivo descritos como fontes anónimas, omitindo-se que são contratos com cláusulas recorrentes neste tipo de actividade e inventando-se situações de submissão e contratos secretos, num dos melhores exemplos de ficção transformada em jornalismo de investigação.
Assim se perde a credibilidade dos projectos, o que, infelizmente, explica muito sobre a perda de leitores."

1 comentário:

  1. 1)-"""COMUNICADO

    o FCP/SAD de acordo com o artigo 248 nº1 do código dos valores mobiliários vem informar o mercado que a fcp/sad e o seu presidente do CA foram notificados esta sexta feira do acórdão do CD da Liga relativos aos processos disciplinares decorrentes dos jogos fcp-amadora e beira-mar fcp da época desportiva 2003/2004 tendo sido sancionados:
    a) o fcp/sad na pena de subtração de SEIS PONTOS na classificação e multa de 150000 euros
    b) JNPda Costa na pena única de 2 anos de suspensão e multa de 10000 euros

    Por proposta do Presidente do Conselho de Administração da fcp/sad NÃO IRÁ RECORRER DA SANÇÃO QUE LHE FOI APLICADA""""

    MORAL DA HISTÓRIA:
    -CORRUPTOS ASSUMIDOS

    2)-JORGE GONÇALVES ASSUME CORROMPER ÁRBITROS

    O antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, assumiu em declarações à BOLA ter corrompido árbitros durante o período em que liderou os leões.

    «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING».

    in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

    MORAL DA HISTÓRIA:
    CORRUPÇAO ASSUMIDA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR””

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!