Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Posicionamento e Orientação


"Vivemos numa era em que o jogo evoluiu até ao ponto do mais ínfimo pormenor poder fazer toda a diferença entre sofrer ou não sofrer, marcar ou não marcar golo.
Numa era em que o crescimento das organizações colectivas trouxeram de volta a estratégia e o individual como factor relevante.
Agora que o posicionamento colectivo está ao alcance de todos, é de novo o pormenor individual que faz a diferença, em cima da tal organização.
É a forma como o gesto e a decisão altera o jogo ofensivamente, e como mesmo que bem posicionado no espaço, sem uma boa orientação do corpo, se possa pagar por isso.
Bruno Lage referiu que foram descobertos os pontos fracos da sua equipa depois de um ano em que tais pareciam escondidos. Nunca estiveram escondidos, na realidade. Por isso por cá, sempre reconhecendo a qualidade elevadíssima no processo ofensivo quer de Grimaldo, quer de Ferro, nunca houve o “acreditar” ou a “tentação” de os colocar num patamar onde simplesmente não entrarão – Boa equipa Europeia. Embora tantos sejam os que por não perceberem que para se ter bola também é necessário ser-se muito forte sem ela, acreditam que tal é uma evidência.
A série de jogos com sucessivos erros da dupla tem sido mais notada porque a bola caiu no fundo das redes de Odysseas, mas nos jogos de Liga dos Campeões sempre ficou patente para quem quis ver as dificuldades individuais não apenas de ambos, mas de tantos outros.
Contra o Famalicão, centímetros mais para dentro e corpo orientado para poder ir buscar uma possível solicitação do adversário directo na profundidade teriam resolvido o problema."

1 comentário:

  1. Sendo que neste caso o Rúben Dias ficou aborrecido (com F maíusculo) com o seu colega de setor porque se este tivesse feito "carrinho" como ele (em vez de só esticar a perna) teria certamente intercetado o cruzamento e na pior (e muito remota) das hipóteses faria auto-golo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!