Últimas indefectivações

sábado, 8 de junho de 2019

Luís Filipe Vieira e os seus demónios

"Quem esteve ontem na Assembleia Geral do Benfica pode assistir a mais um festival do Presidente benfiquista. Já é um clássico nestas reuniões: o primeiro discurso é uma leitura de um texto insonso e formal, escrito por um dos escribas do departamento de comunicação, e a última intervenção da noite revela o lado genuíno do Presidente. Sinceramente prefiro a segunda versão porque, apesar das asneiradas e exageros, nota-se que é um discurso sincero e do coração.
Mas ontem falou-se muito de méritos e deméritos desportivos. Uns acham que este campeonato foi mérito de toda a estrutura, com o Presidente à cabeça, outros consideram que esta vitória aconteceu apesar da dupla Vieira/Vitória. Na verdade todos estão certos.
Vamos por partes:
Tem razão o Presidente quando afirma que muitas das críticas que ouviu são injustas. É um facto indesmentível que o Benfica de hoje está radicalmente diferente, para melhor, do Benfica pós-Vietname. Temos instalações de topo, uma estrutura profissional e competente em quase todas as áreas de actividade, os resultados desportivos têm aparecido e o futuro parece brilhante, alicerçado também numa estabilidade financeira sem paralelo em Portugal. Mas o que LFV continua a não entender é que este descontentamento tem origem nas inúmeras promessas não cumpridas ao longo dos anos… e sinceramente, alguém acredita que o João Félix só sairá pela cláusula? Então porque insiste em fazer este tipo de declarações sabendo que não as pode cumprir e que isto destrói a confiança dos associados na sua liderança? Não faz sentido.
No que diz respeito à prestação desportiva, a pergunta que se impõe é "porque não conseguimos ter um Benfica hegemónico se todas as condições estão criadas?" A resposta parece-me simples: porque o futebol continua a ser a única vertente do clube entregue a um amador. E esse amador é o próprio Luís Filipe Vieira.
Não quero com isto dizer que o Presidente deve abandonar o clube. LFV tem feito um bom trabalho no geral e é a cola que une todos os departamentos do clube mantendo todos a caminhar no rumo certo de acordo com a estratégia definida. Mas no que diz respeito à gestão do futebol, seja a nível de decisões de transferências de jogadores, scouting ou gestão do plantel, este trabalho tem de estar obrigatoriamente nas mãos de alguém com sensibilidade para o cargo. Alguém que entenda os jogadores, saiba ler os sinais do balneário e tenha conhecimentos profundos do jogo que lhe permitam entender os pontos fortes e fracos do plantel a todo o momento. Na minha opinião, o Presidente não é essa pessoa.
Querem exemplos deste amadorismo?
▶️ As vendas precoces de Bernardo Silva, Cancelo, Guedes e Renato Sanches, que mal tiveram tempo para sentir as camisolas vermelhas no corpo. 3 deles foram vendidos poucos anos depois por valores muito superiores aos que recebemos, situação perfeitamente previsível dado o potencial demonstrado pelos atletas.
▶️ O falhanço do penta. Num ano em que o principal rival não tinha dinheiro para reforçar a equipa achámos que podíamos atacar um campeonato sem reforços dignos desse nome e sem um único GR à altura. Qualquer coisa servia! Os resultados foram os que se viram: zero títulos e a pior prestação de sempre na Liga dos Campeões.
▶️ A gestão da situação de Rui Vitória, um treinador que esteve um ano a mais no clube por teimosia e arrogância de LFV que era o único que nele via capacidade para dar a volta à situação quando era óbvio que o seu tempo se tinha esgotado. O episódio das luzes é surreal e fica para a história como um exemplo cabal da teimosia e orgulho do Presidente.
▶️ A saída de 2 avançados em Janeiro deste ano, deixando a equipa apenas com 2 soluções para o centro do ataque, sendo que uma delas apresenta uma lesão crónica nas costas. Bastava Seferovic se ter lesionado e hoje não estaríamos a falar em reconquista.
LFV é um homem de negócios com uma excelente visão estratégica e é nisso e na gestão do clube que se deve concentrar. Acredito que, no dia em que a pasta do futebol profissional for entregue a alguém que entenda verdadeiramente do assunto, o Benfica dará um salto qualitativo gigantesco, tanto a nível desportivo como financeiro aproveitando o embalo do sucesso nos relvados.
Fora dos relvados pede-se um discurso menos populista e uma defesa intransigente dos interesses do Benfica, seja contra quem for.
Saiba LFV colocar os interesses do clube à frente do seu ego, é esse o meu desejo para o futuro."

2 comentários:

  1. Irritam-me os ignorantes que acham que estão correctos e todos os outros estão errados.
    Vieira pode ter muitos defeitos, mas dizer que Vieira tem um enorme ego, quando isso é daquelas coisas que se vê a olho nu que ele não possui, é uma ideia que só pode vir de alguém que ou é ignorante ou então tem um ego tão grande que o cega.
    "Acusa os outros daquilo que tu és". Acho que sei quem tem isso como lema de vida.

    ResponderEliminar
  2. Há algum problema com os meus comentários?
    É que nem um aparece.


    Miguel

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!