Últimas indefectivações

sábado, 8 de junho de 2019

Discurso do Presidente na Assembleia Geral do Clube

"(...)
A Reconquista foi feita! E quando alguns pensavam que nos vergavam, aqui está o Benfica forte, unido e coeso a demonstrar a força e a vitalidade do nosso clube. Na hora decisiva, o apoio de todos os benfiquistas, em torno da Reconquista, é algo que ficará para sempre na nossa memória, tal como a alegria e elevação que demonstrámos nos momentos dos festejos. Festejámos por nós e não contra ninguém. Festejámos Pelo Benfica.
Este foi um ano de inequívoca Reconquista! Reconquista ao nível desportivo com a vitória no campeonato, com uma segunda volta épica, reforçando a nossa hegemonia no futebol português. Ganhámos cinco dos últimos seis campeonatos e, no mesmo período, conquistámos 13 títulos enquanto os nossos rivais mais directos, juntos, não ultrapassaram os oito títulos.
Ano após ano, vemos os frutos da nossa estratégia e do rumo que há muito defini, de aposta no Caixa Futebol Campus, nossa escola de formação, que apresenta a cada dia melhores resultados e é reconhecida e apontada como exemplo a nível mundial. Hoje somos o clube que alimenta as nossas selecções com mais jogadores, nos seus diferentes escalões. Ainda agora, são nove os elementos que passaram pelo Seixal convocados para a Liga das Nações, sem contar com jogadores da nossa equipa, como Pizzi e Rafa.
Um trabalho profundo, que tem como prioridade a escolha e criação de um corpo técnico de enorme exigência e que leva a que o Seixal se tenha tornado não só um viveiro de jogadores, mas também de treinadores e restantes responsáveis técnicos, com um ADN e certificado de qualidade Benfica. 
Queremos continuar a Ganhar. Mas não de qualquer forma. Ganhar, mantendo o equilíbrio orçamental. Ganhar, mantendo capacidade financeira para honrar os nossos compromissos. Ganhar com um plantel em que, pelo menos, 25% dos jogadores sejam formados no Benfica e em que só haja espaço para jogadores estrangeiros que marquem a diferença. Ganhar, Pelo Benfica.
Mas queremos mais. Sem dúvida! Este é o momento de dar um novo salto qualitativo. Vivemos uma fase de mudança de ciclo. À hegemonia do futebol português, queremos juntar uma nova exigência de ambição em termos de competições europeias.
Quero por isso, hoje e aqui, reafirmar a todos os benfiquistas a nossa firme vontade de manter connosco, o máximo de anos possível, os nossos principais jogadores e manter a aposta na formação. Como sempre afirmei, só desta forma poderemos ser competitivos na Europa e sonhar ir mais longe. 
Mudámos de paradigma. Centrámo-nos na formação. Aos jogadores imprescindíveis, apenas permitimos a saída pelo valor da cláusula de rescisão. E precisamos agora de começar a reter talento. Este é o modelo que sonhei para o Benfica e a única forma, assim acredito, de ambicionar a novas conquistas, dado o superior poder económico dos principais clubes das cinco maiores ligas.
A filosofia e as bases fundamentais do nosso projecto estão há muito definidas. Este ano contaremos desde o início da época com a liderança na equipa de futebol de alguém que penso que é credor da nossa justa homenagem.
Bruno Lage! O trabalho que o Bruno efectuou, a forma como melhor do que ninguém se identifica com todo o projecto do Seixal e a maneira como conciliou a experiência com juventude, dão-nos a garantia de que estamos muito bem servidos por muitos e bons anos. Uma escolha de futuro e que se integra no novo ciclo de estabilidade e ambição que vivemos sem paralelo em Portugal.
Mas se o Bruno e os jogadores são o rosto mais visível da Reconquista, a verdade é que o seu trabalho tem por base toda uma estrutura de apoio que não poderei deixar de mencionar. Desde o nosso administrador Rui Costa por toda a sua experiência e constante presença e proximidade à estrutura do futebol, ao director Tiago Pinto, também ele elemento chave do nosso sucesso. Desde o Bruno Sá nas operações, o Ricardo Lemos na Comunicação, até ao Ricardo Antunes no Departamento Médico, ao Maurício no Departamento de Análise e Observação, ao Sandro no Lab, ao Telmo na Fisioterapia, passando pelo Luís, nosso roupeiro, pelas senhoras da cantina e pelo João Gonçalves, nosso motorista, entre tantos outros.
Não poderei igualmente deixar de mencionar toda a estrutura profissional do Sport Lisboa e Benfica, liderada pelo Domingos Soares Oliveira. Todos eles têm a sua quota parte no sucesso, na Reconquista, e por isso, a todos eles, o meu muito obrigado.
Quero agora também falar de outros bons resultados desportivos. Ao longo dos últimos anos, reforçámos de forma inequívoca a aposta no nosso ecletismo. Fruto dessa aposta, somos o clube com mais títulos nas modalidades de Pavilhão. Graças ao nosso projecto olímpico, somos também o clube que mais contribuiu para as 4 medalhas conquistadas por Portugal desde 2008.
Nas cinco principais modalidades de pavilhão, ganhámos o voleibol e estamos na final da disputa dos títulos de futsal e basquetebol, pelo que o balanço final terá que ser feito mais tarde. No feminino, mantendo a hegemonia total no futsal e hóquei, lançámos este ano novas equipas no voleibol e andebol. O voleibol já garantiu a subida de escalão e o Andebol está no caminho certo para alcançar semelhante feito. E como todos sabem, no ano de estreia da nossa equipa de futebol feminino, o sucesso não podia ser maior. Vitória na Taça de Portugal em disputa com as equipas da primeira divisão e subida garantida com recordes históricos.
Muito há a melhorar, mas também aqui queremos preservar a filosofia de aposta na formação como principal viveiro das nossas equipas, sem perder de vista que a nossa missão é só uma: ganhar!
Quero agora falar de outras importantes reconquistas: o Clube reconquistou mais uma parte do seu património com a histórica passagem para o Benfica da titularidade a cem por cento da Benfica Estádio e da BTV como tínhamos prometido. O grupo Benfica reconquistou a sua independência financeira, tornando praticamente residual as dívidas bancárias e reduzindo o montante dos seus empréstimos obrigacionistas.
Esta independência financeira resulta do nosso esforço em vários domínios, mas quero destacar o ciclo continuo de crescimento nas receitas, que nos tem possibilitado gerar bons lucros, recuperar os capitais próprios, sem nunca deixar de investir no futuro do Benfica, sobretudo em tecnologia, infraestruturas, inovação, expansão internacional e nos nossos profissionais.
Reforçámos também a Reconquista encetada há vários anos do nosso posicionamento internacional. Hoje, o Benfica é, com orgulho, o único representante nacional nos principais rankings internacionais seja em assistências, facturação, valor da marca, número de sócios e presença digital.
Para os Sócios, criámos a solução família e definimos um novo conceito de Sócio para os jovens, lançámos o novo Site e a nova App, desenvolvemos novas ferramentas associadas ao Red Pass, tanto na transmissão do lugar, como na revenda do mesmo e reforçámos a comunicação regular com todos os associados.
Por último, mas não menos importante, a Reconquista também se traduz num novo modelo de Casas do Benfica que permitirá um forte crescimento em número e na qualidade de serviços do nosso braço armado, arrancando este ano o lançamento de uma nova geração de Casas do Benfica 2.0 com a inauguração da primeira destas Casas na cidade de Santarém.
Hoje mesmo ficámos a conhecer a exemplar condenação da conduta ilícita do Futebol Clube do Porto e de alguns dos seus colaboradores por sentença da Justiça. No âmbito dos processos por divulgação criminosa da nossa correspondência privada, já não é a primeira vez que os tribunais nos dão razão. De realçar que estando em investigação todo o processo do roubo, foi assim já dada como provada, mais uma vez, a existência de uma divulgação ilícita, mas também a manipulação e deturpação do conteúdo dos emails.
Sejamos muito claros. O que verdadeiramente esteve em causa é que, face à inexistência de uma estratégia própria, de uma organização e planeamento, perante o descalabro financeiro, à ausência de resultados desportivos e a um modelo de gestão que parou no tempo, esta foi a estratégia encontrada para criar um permanente ambiente de ameaça e coação sobre os diversos agentes desportivos, agora inovando para os novos modelos da criminalidade digital.
Sobre tudo aquilo que vivemos nestes últimos dois anos, quero deixar uma garantia. Pelo Benfica, seremos intransigentes na nossa defesa e em responsabilizar todos aqueles que, de forma consciente, procuraram denegrir a nossa dignidade. Hoje já ninguém dúvida de que fomos vítimas de vários crimes de enorme gravidade. O tempo é agora da justiça. De moderação nas palavras e de acção vigorosa nos locais próprios. Onde, estou certo, tal como hoje se verificou, vamos conseguir fazer prevalecer a verdade. No final, garanto, continuaremos orgulhosos da nossa história e dos nossos valores.
Noutras frentes, nomeadamente no que se refere à nova legislação do combate à violência no desporto, temos dado o nosso contributo aos vários grupos parlamentares, no sentido de procurar que sejam concretizadas leis mais justas e conforme os preceitos constitucionais, sobretudo no que se refere ao modelo e reconhecimento dos grupos de sócios organizados.
Quero aqui deixar claro aquilo em que acreditamos: legitimar práticas ilegais sob uma capa aparente de uma legalidade que permite ter só meia dúzia de inscritos em organizações com milhares de membros que ninguém sabe quem são, é uma farsa; obrigar à constituição de grupos de adeptos é anticonstitucional; penalizar o Benfica com sete ou oito jogos à porta fechada, porque supostamente apoiamos grupos organizados de Sócios, é incompreensível e revela uma obstinação que não é tolerável.
Termino, por fim, reiterando a nossa estratégia e rumo. Com um ou outro erro de percurso, a verdade é que é indiscutível a obra que todos nós benfiquistas temos conseguido fazer pelo crescimento do grande Sport Lisboa e Benfica. O contributo de todos os benfiquistas, o seu espírito crítico e a sua exigência, têm sido fundamentais e nas horas mais difíceis. Tem sido a nossa união e a nossa força conjunta que tem marcado a diferença.
Aqui discutimos e divergimos abertamente, mas sempre de forma construtiva. Sempre, pelo Benfica. Olhos nos olhos, assumimos erros, mas temos sempre um sentido positivo.
Património, recursos humanos, inovação, visão estratégica, solidez financeira são os alicerces fundamentais para o Benfica de futuro, que faz da formação uma prioridade e da sua afirmação europeia e internacional o seu grande desígnio para os próximos anos. Porque, repito, todos contamos. E porque temos um passado que nos honra, um presente que nos orgulha e uma cada vez mais forte e assumida ambição de futuro! Continuemos juntos, Pelo Benfica.
(...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!