Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O planeta fantástico

"O projecto KidFun é projecto de Educação para Valores e, como tal, assenta em dois pilares fundamentais: a Educação e os Valores! Levando esta imagem dos pilares um pouco mais longe, sabemos que eles se cravam na terra e nas fundações para dar estrutura a um edifício, neste caso, moral, de que depende o nosso bem-estar colectivo e a vida em sociedade. Assim, o que se pretende verdadeiramente com o projecto KidFun é trabalhar e autdeterminação e o desenvolvimento da personalidade enquanto exercício de liberdade e cidadania que ajuda as nossas crianças na sua preparação para a vida em sociedade.
Bem entendido, numa sociedade em que não valha tudo para atingir fins, colectivos ou pessoais, e em que a felicidade e a realização individual não atinjam a plenitude sem a contribuição para o bem-estar do outro.
Pode dizer-se que se trata de uma utopia. É-o certamente! Como o nosso Benfica de resto, que surgiu apenas do sonho e da vontade... Mas essa utopia social não é mais que a reafirmação da matriz de valores judaico-cristãos que enforma o mundo ocidental, a que nos envaidece chamar evoluído, mas cujas práticas estão muitas vezes longe dos seus ideais. Por isso, e porque para as crianças brincar é construir mundos, uma das actividades conclusivas das crianças, motivadas pelos nossos animadores na escola e imersas num extraordinário Estádio da Luz insuflável, constroem dois planetas opostos: o Planeta Horrível e o Planeta Fantástico, brincando ao 'faz de conta' com 4 grupos com distintos papéis: o de Deuses ou Super-Heróis que tudo podem, o Ambiente em que vivem, o Povo que nela habita, e o Governo que o organiza.
Não vou aqui descrever o que dizem sobre isto as crianças, mas posse dizer - isso, sim - que o mundo devia ser como o Planeta Fantástico que as 50 000 crianças KidFun descreveram. Devia, seguramente, mas será que podia mesmo? Perguntem às crianças..."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!