Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

'Histórica atitude'

"Em ano de comemoração ímpar, Benfica e Sporting uniram-se para homenagear um congénere

Em 1975, o Ginásio Clube Português (GCP) comemorou o seu centésimo aniversário. Para parabenizá-lo, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal deixaram rivalidades de lado e 'resolveram dar as mãos e promover a primeira grande festa dedicada ao centenário clube'.
Aprovada pelas respectivas direcções, a 'histórica atitude' - assim classificada pelo jornal A Bola - foi comunicada ao GCP, a 26 de Fevereiro, por dirigentes dos dois clubes organizadores. A concretização teria lugar a 17 de Março, 'vésperas do dia dos cem anos do Ginásio Clube Português', no Pavilhão da Luz.
O evento que contou com 'o alto patrocínio do Comité Olímpico Português', consistiu num festival gimnodesportivo de entrada livre, 'permitindo assim que um maior número de público se associe a tão justa homenagem'. Entre as 21 horas e a meia-noite, desenrolou-se um vasto programa, 'aliciante para todos os desportistas', garantia de antemão o Diário de Lisboa. 'Ali estiveram, as lutas (...), a força do halterofilismo, a fúria agressiva do jogo do pau, a subtileza elegante da esgrima de florete, o espectáculo acrobático dos saltos com cama elástica e minitrampolim', entre tantas outras demonstrações do ecletismo do clube aniversariante. De destacar o desafio de futebol de salão, 'entre escolas de jogadores dos dois clubes homenageantes', sem árbitro, cabendo aos 'jovens atletas a responsabilidades da definição das suas próprias faltas', e a 'consagração da ginástica em toda a sua expressão e beleza' através da actuação 'das classes de ginástica do Sporting e do Benfica'. Houve ainda tempo para os habituais discursos e para o Parabéns a Você na voz do Orfeão do Benfica.
As comemorações do centenário do GCP estenderam-se por todo o ano de 1975. Entre 18 de Janeiro e 18 de Dezembro, foram vários os eventos que visaram festejar a longevidade daquele que é considerado 'o mais antigo instituto de educação física existente em Portugal'. O Benfica associou-se à festa e, como agradecimento, o GCP agraciou-o com uma medalha de colaboração.
A medalha entregue na cerimónia de encerramento das comemorações, a 18 de Dezembro de 1975, é um dos muitos objectos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontraram em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!