"Se não faltares, claro! O nome do projeto diz tudo numa comunicação clara e direta com cada jovem. Já vão 15 anos, 6 milhares de jovens em contratos de 3 anos letivos perfazendo 18 mil vagas em escolas de vários pontos do país do 4.º ao 9.º ano.
A receita é simples:
Encontram-se escolas que precisam e querem projetos socio-educativos para atrair os jovens menos motivados e iniciar com eles caminhos de integração e sucesso educativo. Envolve-se a comunidade educativa, professores, auxiliares, famílias e instituições locais com as autarquias e organizações sociais
á cabeça. Partilha-se a visão e estabelecem-se parcerias com todos a remar para o mesmo lado e a criar investimento conjunto e sinergias com a Fundação Benfica.
Depois selecionaram-se os jovens que querem aderir, pelo seu potencial e por talentos muitas vezes mal aproveitados ou desperdiçados pelos próprios. A esta maioria junta-se uma minoria de jovem-modelo de idêntico potencial que nas mesmas circunstâncias socioeconómicas conseguiram por si próprios motivar-se a alcançar o sucesso educativo. Faz-se de todos eles uma grande equipa, um coletivo com um grande objetivo comum, e junta-se uma equipa técnica de proximidade a trabalhar todo o ano na escola com todos a cada um, incluindo as famílias. Exige-se a assiduidade e o comportamento, promove-se o trabalho e o resultado escolar. Traçam-se em conjunto pequenos e grandes objetivos intermédios e de final do ano, junta-se Benfica e futsal e mais uns ingredientes estudados cada caso. Mantém-se o lume acesso todo o ano, e premeiam-se os pequenos e os grandes resultados, a vontade e a atitude, o esforço e os resultados. Repete-se 3 anos a fio com cada jovem, e no final olha-se de boca jovem, e no final olha-se de boca aberta para tudo o que conseguem alcançar, com exemplos de superação inimagináveis e níveis de sucesso acima de 95%! A gosto, junta-se orgulho em fazer parte desta chama imensa que invade tudo, da baliza adversária às coisas mais importantes da vida!"
Jorge Miranda, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!