Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Na pele do outro


"A empatia é um dos pilares da sociabilidade humana na medida em que possibilita a cada um de nós uma maior aproximação ao outro e, portanto, uma melhoria relacional. Ela é um importante completamento da comunicação humana, dado que nos permite modelar e nosso comportamento em função da situação real das pessoas com quem interagimos, evitando erros de comunicação e prevenindo conflitos.
De cada vez que nos metemos na pele do outro, compreendemos melhor, por misso são cada vez mais frequentes as actividades de convívio e confraternização com pessoas portadoras de deficiência. Parecem brincadeiras ou meros jogos, mas são muito mais do que isso. Além de reforçarem a amizade e a confiança entre todos, estas atividades estabelecem pontos de entendimento e melhoram em muito a prestação profissional dos técnicos, adequando-a às reais necessidades dos seus pacientes. E isso é uma forma muito inteligente e eficaz de melhorar terapias e cimentar relações humanas.
A empatia é inata a cada um de nós, mas pode e deve ser cultivada no dia a dia em nosso benefício. Cada um de nós pode fazê-lo simplesmente imaginando-se na pele do outro antes de o criticar e, dessa forma, talvez compreender melhor para melhor ajudar e melhorar o mundo que nos rodeia!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!