Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Geografia universal


"1. Um dérbi é um dérbi, e a este último encontro entre os dois rivais não faltou nada daquilo que sempre fez e fará de um dérbi muito mais do que um jogo de futebol. E, também, muitíssimo mais do que um acontecimento exclusivo da capital. Pela sua importância, dimensão e história, um dérbi é uma questão nacional que varre o país de alto a baixo com as suas emoções seculares.

2. Como se viu, aliás, em Paredes, cidade da sub-região da Área Metropolitana do Porto, no distrito do Porto. No último domingo, dia de dérbi, a Casa do Benfica de Paredes produziu um acontecimento notável do ponto de vista da expressão do benfiquismo que extravasa delimitações geográficas. A transmissão televisiva do Sporting - Benfica foi feita em ecrã gigante numa praça da cidade de Paredes, e a praça encheu-se de vermelho e branco. Foi uma coisa linda de se ver. E os benfiquistas de Paredes, aos milhares, celebraram ao ar livre a reviravolta de um resultado que, ao intervalo, se apresentava como pouco propício a celebrações.

3. Um dérbi chega a todo o lado e a todos os corações. Para o Benfica não há fronteiras. A Casa do Benfica de Londres, por exemplo, recebeu os benfiquistas que vivem e trabalham na capital do Reino Unido e que quiseram assistir em família ao dérbi. João Félix, atualmente jogador do Chelsea, foi um desses benfiquistas que preferiram a companhia da sua gente para aqueles 90 minutos de emoção. 'Festejou os nossos golos como todos os que aqui estiveram os festejaram', disse o presidente da Casa do Benfica de Londres. Naturalmente, João Félix. Apenas isso.

4. Outros milhares de benfiquistas optaram por ir ao campo de Alvalade apoiar a sua equipa de perto, de muito perto. Houve atletas do Benfica, futebolistas das camadas mais jovens e outros atletas das nossas modalidades, que se incorporaram na marcha de adeptos e estiveram nas bancadas, anonimamente, no apoio à nossa equipa de futebol na penúltima jornada do campeonato. Um deles foi Hugo Félix.

5. Quando João Neves assinou o segundo golo do Benfica, Hugo Félix exprimiu através das redes sociais o que lhe ia na alma. 'Chama-se João e marca em Alvalade'. O Félix mais novo recordava assim o golo que João, o irmão mais velho, marcou na sua primeira visita como sénior à casa do rival. E foi assim que um viseense celebrou o golo de um taveirense com um abraço para um londrino circunstancial.

6. Todo este apoio, todo este amor, não vai faltar ao Benfica no sábado, o dia em que o campeonato chega ao seu fim com um desafio frente ao Santa Clara.

7. Anda lá, Benfica!"

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!