Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de maio de 2023

A noite mais longa


"Quando o Benfica celebrou, finalmente, a conquista da Taça de Honra de 1977/78, já passava da 1 hora da madrugada

O solstício de inverno de 1977 tinha ocorrido poucos dias antes da final da Taça de Honra, entre o Benfica e Sporting, no Estádio do Restelo. Quando se iniciou a partida, às 22:00 de 28 de Dezembro, o sol já se tinha escondido há muito sob a linha do horizonte, e, com o intenso frio que se fazia sentir, apetecia era 'estar em casa, metido nas dobras de três ou quatro cobertores, e não para ficar de pé durante várias horas, nas bancadas de um estádio'.
Apesar desta noite invernosa, um dérbi é um dérbi, e dezenas de milhares de pessoas compareceram para apoiarem os seus respetivos clubes. O Benfica começou o jogo nitidamente melhor, mas perdeu várias ocasiões de golo, e as duas equipas foram para o intervalo com o marcador a zeros. Na segunda parte, a balança inverteu-se, e já não havia um óbvio vencedor, com os ânimos a chegarem a exaltar-se dentro e fora do campo. Perto dos 90 minutos, foi assinalado um penálti a favor do Benfica, e todos terão sustido a respiração, com esperança de que o jogo terminasse aí e poderem sair daquele frio. No entanto, Vítor Baptista falhou o penálti, e o jogo foi a prolongamento! Foram mais 30 minutos, com cada equipa a dar o seu melhor, mas sem conseguirem alterar o resultado.
Já era o dia seguinte 'quanto vieram as grandes penalidades capazes de decidirem a sorte do desafio'. Nada menos do que 16, que culminaram com o Benfica a erguer a sua 12.ª Taça de Honra. Era por volta 'da uma e meia da madrugada' quando os campeões de inverno se recolheram ao balneário. Seria de supor que nessa altura as bancadas já estivessem meio vazias, mas esse empolgante jogo terminou 'à luz pálida das fogueiras de jornais, com que o público, tiritante de emoção e de frio, tentou iludir-se, julgando que conseguia, por esse modo, afastar a algidez cortante e húmida, que repassava as vestes e a pele, penetrava nos ossos, mas não conseguia atingir a alma dos espectadores, sempre interessados, sempre calorosos, sempre vibrantes até'!
Saiba mais sobre esta emocionante conquista na área 9 - Honrar a Cidade, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!