Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

É esta a nossa marca


"1. No principio da semana tivemos um momento peculiar do reconhecimento internacional daquilo que é a saga do futebol de formação do Benfica, que, como é do conhecimento geral, é uma escola imensamente produtiva que impressiona os analistas destes fenómenos e o público em geral independentemente das afeições clubistas de cada um. A capacidade de formar talentos de categoria superior é hoje uma imagem de marca do Benfica. Notem que escrevo 'de marca do Benfica' e não 'da marca Benfica', o que faz toda a diferença.

2. O Benfica é um clube desportivo, o maior de Portugal e um dos maiores da Europa, e tratá-lo como mais uma marca comercial é reduzir-lhe a originalidade, a excelência da sua missão, a dinâmica das suas gentes e, mais importante do que tudo o mais, é diminuir-lhe a mais poderosa das suas capacidades inatas: a paixão.

3. Aquela paixão que inspirou um milhar e meio de benfiquistas - o número 'autorizado' pelo Sporting de Braga - a despedir com um fortíssimo aplauso a nossa equipa de futebol mal terminou a série de grandes penalidades que ditaria o afastamento do Benfica da segunda prova do país, a Taça de Portugal, depois de 120 minutos de futebol, depois de 85 minutos a jogar com 10, depois de 5 minutos a jogar com 9 e depois de uma arbitragem da mais velha marca.

4. Voltemos ao arranque da nossa conversa. No princípio da semana, o jornal desportivo madrileno Marca fez uma primeira página muito especial para assinalar o arranque dos desafios dos oitavos de final da presente edição da Liga dos Campeões. A opção editorial da Marca foi escolher seis jogadores de seis clubes de top europeu presentes na competição e, sob a manchete 'A Champions em grande', apresentou aos seus leitores um cartaz apelativo assinalando o acontecimento.

5. Desses 6 jogadores há 3 que nos dizem respeito. Gonçalo Guedes, regressado a casa por empréstimo até ao final da temporada, João Cancelo, atualmente ao serviço do Bayern de Munique, e João Félix, atualmente ao serviço do Chelsea, todos eles feitos, nascidos e crescidos nas escolas de formação do Benfica. Foi uma bonita primeira página da Marca com muito Benfica.

6. Em Brugges, na quarta-feira, também houve muito Benfica. Uma bela vitória na casa dos campeões da Bélgica com um resultado que deixa a equipa de Roger Schmidt na condição de dona do seu destino europeu, o que não é a mesma coisa do que dizer que a eliminatória está resolvida. Não, não está.

7. Longe disso. Falta o jogo da Luz e falta jogá-lo. E ganhá-lo. E é esta a marca do Benfica."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!