Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Ondas encarnadas


"Peniche celebrou o seu 350.º aniversário 'à Benfica'

Entre Maio e Setembro de 1959, Peniche foi o destino de muitos atletas e adeptos benfiquistas, para participarem na celebração do 350.º aniversário 'da elevação a vila e a sede de concelho da bela e progressiva localidade'.
Como o Benfica era 'o clube que mais adeptos tem em Peniche', o presidente da Câmara Municipal, Antonio Conceição Bento, pediu a colaboração dos encarnados para se realizar 'um grande festival desportivo'. O Clube aceitou entusiasticamente esta iniciativa, tendo ajudado a organizar a participação em eventos de futebol, ténis de mesa, campismo, pesca desportiva, atividades submarinas e ténis. Um grande exemplo do seu ecletismo!
Quando os futebolistas e 'muitas centenas de benfiquistas' entrarem na localidade costeira, tiveram 'uma recepção simplesmente apoteótica', que viria a repetir-se sempre que iam chegando os atletas das modalidades e simpatizantes, ao longo dos meses seguintes. O jogo amigável de futebol entre o Benfica e o Grupo Desportivo de Peniche terminou a favor dos anfitriões, em 31 de Maio, porém, havia ainda muitas oportunidades para o Clube provar o seu valor.
De uma forma brilhante o inequívoca, os atletas encarnadas venceram coletivamente em ténis, e o nível individual em pesca desportiva, trazendo para Lisboa vários troféus e ofertas. O acampamento não foi excepção, atraindo 86 campistas, 'que tiveram a honra de inaugurar o Campo de Campismo daquela vila, que (...) é considerado o melhor do País'.
Além do carácter desportivo, o malogrado atleta encarnado de atividades submarinas, José Ramalhete, falecido recentemente enquanto treinava na Sardenha, foi recordado com uma 'simbólica homenagem' nas águas que banhavam Peniche. Foram ainda, realizados vários convívios e passeios, 'estreitando laços de mais pura compreensão e do mais belo ideal desportivo'.
Saiba mais sobre outras jornadas de confraternização na área 8 - Outras Conquistas do Museu Benfica - Cosmo Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!