Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

A cobiça inesperada


"Numa equipa que acabara de se sagrar campeã europeia, nem o staff escapou ao interesse dos clubes estrangeiros

No início da década de 1960, o Benfica ganhou maior visibilidade e reputação internacional, como resultado da conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Os jogadores encarnados brilharam nos palcos europeus, ganhando admiradores pelo estrangeiro. Ao longo da campanha, desde a baliza ao ataque, os atletas foram bastante elogiados, motivando o interesse por parte da emblemas renomados.
Em Outubro de 1961, o campeão europeu recebeu num jogo particular o Eintracht Frankfurt, finalista derrotado pelo Real Madrid na Taça dos Clubes Campeões Europeus 1959/60. Pouco mais de um ano depois da final, o conjunto germânico mantinha a maior parte do onze, alterando apenas um jogador na defesa e dois no ataque. Na primeira vez que benfiquistas e águias negras se defrontaram, o massagista José Ramos foi destacado para prestar auxílio aos germânicos. Tanto atletas como dirigentes 'mostraram-se satisfeitos com a sua prestação', ao ponto da equacionarem a sua contratação. Contudo, a proposta não chegou a ser formalizada.
Em Outubro de 1965, o Eintracht deslocou-se a Portugal e solicitou novamente ao Benfica os serviços de José Ramos. A colaboração aguçou o interesse, e os alemães efetivaram uma proposta bastante interessante: 'um ordenado mensal de mil duzentos e cinquenta marcos, correspondente a quase nova mil escudos, viagem paga de ida e volta em avião, alojamento. Além disso, refere-se a um período de férias no defeso. O contrato teria a validade de um ano e seria rescindido logo que uma das partes o entendesse'.
Perante condições aliciantes, José Ramos pediu a opinião dos seus amigos, os quais 'noventa e nove por cento aconselharam a partir imediatamente'. No entanto, o receio de perder a posição no Benfica após o regresso e, principalmente, a ligação emocional aos encarnados - 'foi no Benfica que me iniciei e tenho feito carreira, ganhei muitas amizades e grande amor ao Clube' - foram motivos preponderantes para recusar a oferta. Manteve-se de águia ao peito e teve uma longa carreira nos serviços médicos do Clube, até no final dos anos 90.
No ano em que se assinalam os 60 anos da segunda conquista na Taça dos Clubes Campeões Europeus, recorde a percurso dos encarnados na área 12 - Honrar o País do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!