Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O discurso como método


"Escrevo antes de a equipa de futebol profissional do Benfica subir ao relvado do estádio do Maccabi Haifa para batalhar na jornada de encerramento das contas do grupo H da Liga dos Campeões. Prioritária era a qualificação para os oitavos de final da Champions League, e essa foi conseguida e confirmada a tempo e horas, na 5.ª ronda, antes de qualquer eventual bónus, em mais uma estupenda noite no Estádio da Luz, onde a Juventus foi dobrada pelo poderoso vigor de uma ideia de jogo (brilhantemente interpretada pelos jogadores) e do discurso do treinador benfiquista.
Não consigo afirmar que, até ao fim de semana de 30 de Outubro, Roger Schmidt começou a ganhar os jogos nas conferências de imprensa, mas a verdade é que, em todas as ocasiões em que ele saiu desses momentos de perguntas e respostas, senti-o sempre mais perto do sucesso, mais próximo de vencer o desafio seguinte e/ou de alcançar os objectivos anunciados. O técnico não enrola as explicações sobre o que é (genuinamente) assunto no futebol e que, por isso mesmo, merece uma reflexão, uma opinião, um parecer ou um comentário; não mastiga as justificações sobre as tomadas de decisão; não mascara a realidade nem os factos do jogo, dos mais complexos aos mais elementares e óbvios, todos os que qualquer adepto consegue identificar e puxar para a análise e para a discussão no calor dos acontecimentos.
De tão simples, até parece fácil? Sem rodeios nem evasivas, mas num registo equilibrado que o centra na rota-chave, Roger Schmidt tem feito da clareza, da frontalidade e da lucidez analítica importantes pilares das mensagens veiculadas antes e depois dos jogos. As palavras não lhe queimam. Bem pelo contrário, são essenciais na sua estratégia de comando. Uma liderança que, sem pejo, valoriza publicamente o todo e o individual, moralizando da baliza ao ataque, e vice-versa.
'Claro que são as minhas decisões, mas, no fim, são os jogadores que decidem por si mesmos se jogam, ou não. A minha responsabilidade é assegurar que em campo entra a equipa com maior probabilidade de vencer jogos. Esse é o meu objectivo' - estas é apenas uma entre diversas afirmações de Roger Schmidt que dizem muito sobre o perfil do treinador e sobre as prestações da equipa do Benfica nos primeiros meses da temporada 2022/23."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!