Últimas indefectivações

domingo, 18 de setembro de 2022

Vénia a Sporting e Benfica, suas excelências uefeiras


"Noites europeias, noites na ponta da língua, na maré alta da memória.
«E aquela vez em que o Caneira fez um golo do outro mundo ao Inter?»
«E quando o Madjer marcou de calcanhar na cara do Pfaff?»
«E a noite em que o Isaías e o Kulkov destruíram o Arsenal?»
Pedaços de perfeição do futebol português, possivelmente irrepetíveis.
Mas há versões aproximadas, noites em que o génio e a inspiração se enlaçam, num dueto arrebatador e condenado a ser protagonista nas conversas à mesa do café – se no futuro houver mesas de café.
Noites como a de Turim e a de Alvalade, nesta semana agora a findar.
«E o Enzo e o Neres a amassarem a Juventus em Itália?»
«E o Edwards a deixar o Tottenham de cabeça perdida?»
Testemunhos populares, entusiasmados, a certeza de que sabemos mais do que o compincha do lado, aquele que tem a mania de que bebe mais cervejas do que todos os outros juntos.
O futebol é muito isto. Momentos de partilha, da celebração de um amor conjugado de cor e salteado, como se estivéssemos a entoar em uníssono os parabéns à maior das nossas paixões.
Sporting e Benfica não têm tido muito para contar, ultimamente, se o tema for UEFA. Por isso, sublinho o comentado aqui há dias na redação:
. Ruben Amorim foi o melhor que aconteceu aos de Alvalade nos últimos 40 anos
. Roger Schmidt veio dar ordem e cabeça a um gigante que esperneava e só partia a mais fina porcelana lá de casa
São estes jogos, de bancada cheia e povo em êxtase, que constroem o romance entre o clube e as provas europeias. A UEFA pode ser a mais quente das amantes, mas temos de saber estragá-la com mimos.
Parabéns ao Sporting e ao Benfica pela semana inesquecível.

PS1: desde 1984 e a final de Basileia, o FC Porto habituou (bem) os portistas a tratarem os jogos europeus por tu. São duas Ligas/Taças dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa e momentos intermináveis de júbilo e orgulho. Ver os rivais maiores a triunfarem como triunfaram na semana em que o dragão foi goleado em casa pelo... Club Brugge, só pode doer. É impossível não haver consequências.

PS2: o SC Braga só não está no título porque a vitória – sobre uma interessante equipa alemã – teve como palco a Liga Europa, a segunda divisão uefeira. Mas só mesmo por isso, porque tudo o resto neste grupo de Artur Jorge me leva a colocá-lo ombro a ombro com os três típicos candidatos ao título português. Parabéns aos Guerreiros do Minho, cada vez mais membros por direito próprio do lote dos grandes."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!