Últimas indefectivações

domingo, 18 de setembro de 2022

Odysseas Vlachodimos | Confiança precisa-se


"O grego tem mostrado alguma falta de confiança, mas mantém a titularidade na baliza das águias.

«Estou pronto para seguir em frente». Esta declaração de Odysseas Vlachodimos no dia 1 de Abril do ano passado deixou Rui Costa apreensivo em relação ao futuro da baliza do SL Benfica. E não, não se tratava de nenhuma mentira alusiva à data. Vlachodimos manifestou mesmo interesse em sair do clube encarnado, na sequência de uma entrevista dada a um jornal grego. No final de Agosto deste ano, o AFC Ajax abordou o jogador, mas o negócio não se concretizou e o guarda-redes acabou mesmo por ficar na Luz, onde cumpre a sua quinta época.
Apesar de ainda não ter dado nenhum “frango”, o guardião tem mostrado aqui e ali alguns momentos em que parece estar com falta de confiança, mas as vitórias têm-no ajudado a disfarçar algum nervosismo. É nas saídas à bola que tem mostrado mais insegurança (o segundo golo sofrido frente ao FC Paços de Ferreira é um bom exemplo disso) mas continua a ser muito seguro entre os postes e isso ficou bem evidente em alguns jogos, nomeadamente naqueles que pareciam ser mais fáceis e em que foi chamado a intervir.
Uma coisa é certa e disso ninguém tem dúvidas. Vlachodimos é um guarda-redes com muita qualidade, ou não estivéssemos a falar de um internacional titular pela sua seleção, mas a verdade é que ainda não estamos a vê-lo no seu melhor nível e numa situação que possa transmitir total confiança aos seus colegas da defesa. E por falar na defesa, o guarda-redes grego bem pode agradecer aos centrais as belíssimas exibições que têm feito e que o têm ajudado a sofrer menos golos.
Quem não se tem mostrado muito preocupado com isso é o treinador Roger Schmidt, que tem mantido Vlachodimos no onze titular e nele deposita toda a confiança. E, a meu ver, bem. O SL Benfica está com o pleno de vitórias e tirá-lo agora seria mexer com o seu psicológico e o de toda a equipa. Em 12 jogos sofreu seis golos, o que não é nada de alarmante, mas podia ser melhor. Helton Leite, o segundo da hierarquia da baliza das águias, ainda não somou qualquer minuto para mostrar que pode ser um concorrente à altura do grego esta temporada, situação, diga-se, já se verificou num passado recente.
Os próximos encontros vão ser determinantes em perceber se Vlachodimos vai continuar neste registo ou se muda o chip para exibições que demonstrem estar na sua plenitude. O SL Benfica ainda não sofreu qualquer derrota e enquanto isso não acontecer, o guarda-redes encarnado vai estar sempre protegido por triunfos. Caso as coisas comecem a correr mal em termos de resultados, os tais pequenos erros que agora comete poderão vir a ter mais impacto e, nessa altura, o seu lugar poderá ficar em causa e Helton Leite poderá saltar do banco para ter uma oportunidade em mostrar todo o seu potencial."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!