Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Mais um muro para derrubar


"Na semana passada, foi tornado público o namoro do jogador de futebol Kylian Mbappé com a também francesa Ines Rau. Os dois terão sido 'apanhados' pelos fotógrafos a bordo de um iate no Mediterrâneo. Podia ser apenas mais um daqueles mexericos de verão, mas é muito mais do que isso.
Ines Rau é uma mulher trans, modelo de sucesso, filha de um casal argelino. Tem 32 anos, mudou de sexo aos 16 e publicou em 2018 a biografia Mulher, um ano depois de se ter tornado a primeira mulher trans a posar para a revista Playboy. A relação entre os dois é mais uma brecha no muro que falta cair no futebol profissional masculino, tão conservador e diferente de outras modalidades mediáticas, como a natação, o râguebi, o futebol americano ou a ginástica.
Contam-se pelos dedos os casos (e isto nada tem que ver com o jogador do PSG), por exemplo, de jogadores profissionais publicamente assumidos como homossexuais. A orientação de cada um continua a ser uma questão que não se debate no âmbito do futebol masculino ao mais alto nível, um tabu. Continua a ser incompreensível - é um facto -, em especial quando no futebol praticado no feminino a realidade é bem diferente e muito mais saudável.
O respeito pela sexualidade de cada atleta e o abrir a porta para que cada um se sinta confortável - se vir essa necessidade - para partilhar essa informação com os adeptos, os colegas e os dirigentes tem de partir também dos clubes.
Fomentar o respeito pela diferença e combater a intolerância contra as causas LGBTQ+ será o próximo grande passo a ser dado pelos gigantes do futebol. E, quando isso acontecer, quero acreditar que o Sport Lisboa e Benfica estará na linha da frente contra a discriminação. Esta e todas as outras."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!